Canitnas (35)
Academia, 04.08.2020 às 11:48
Serviços de Alimentação dos SASUM retomam, passo a passo, a normalidade
Após o encerramento dos serviços de alimentação nos campi da Universidade do Minho por cerca de dois meses, estes voltaram a estar, desde o passado dia 13 de maio, ainda que de modo gradual, ao serviço da comunidade universitária.

Tendo arrancado com o serviço de Takeaway a 13 de maio, o Grill de Gualtar e a Rampa B em Azurém reabriram a 4 de junho, tendo posteriormente retomado a atividade, a 6 de julho, a Cantina de Gualtar, o Bar do CP3/ Pizzaria, o Bar Uminho Sports e o Snack-bar dos Congregados.

A retoma progressiva teve sempre como base a segurança, tanto dos utentes como dos trabalhadores, tendo pautado a reabertura das unidades alimentares, numa primeira fase, em situação de confinamento obrigatório, com a necessidade de apoio da comunidade, nomeadamente apoio social, e por esse motivo a cantina de St. Tecla nunca cessou a sua atividade. Esteve a laborar de forma diferente, seguindo as orientações da DGS.

Numa segunda fase, após o desconfinamento, o critério esteve relacionado com a presença de alunos, docentes e não docentes nos campi, e adequar a oferta do serviço de alimentação às necessidades da Academia.

Face à nova realidade, o Departamento Alimentar (DA) dos SASUM, seguindo as orientações da DGS, elaborou um plano que abrangia o reforço dos procedimentos de higiene e segurança já existentes e os diversos cenários de como seria possível prestar o serviço alimentar face às restrições que se impunham. “Dou como exemplos as refeições sociais que passaram a ser disponibilizadas embaladas, a recolha das referidas refeições ocorria à porta da cantina, tal como aconteceu nos primeiros bares que reabriam, o bar de Engenharia I e o bar do Grill de Gualtar e, progressivamente, fomos adequando a oferta e a forma de prestação do serviço”, disse a Diretora do DA, Eliana Barros.

Espaços foram adaptados à nova realidade, de forma a garantir a segurança de todos.

Atualmente, já é novamente possível à comunidade académica consumir as refeições nas unidades alimentares, com qualidade e segurança, sendo que a adesão por parte dos clientes tem sido bastante positiva, “atualmente estamos a servir mais de 300 refeições diárias”, afirmou a Diretora do DA.

Sobre a forma como se processa todo o funcionamento destes serviços neste momento, Eliana Barros revela que “tanto quanto possível, de forma a evitar cruzamentos e cumprir com distanciamento, foram estabelecidos circuitos, foi reduzido o número de mesas das unidades e o número de utentes por mesa, as mesas são desinfetadas após utilização, existem dispensadores de desinfetante em vários pontos das unidades e elaboramos sinalética para informação aos clientes das ‘regras de segurança’ a cumprir nas unidades alimentares”.

Nesta fase foram ainda implementadas algumas novidades/novos serviços, entre eles, a refeição social em regime de takeaway, a alteração do funcionamento das linhas de self service, o serviço de coffe break é agora disponibilizado em doses individuais e foi criado o menu do dia com preço promocional nos bares, inovações e adaptações que segundo a Diretora, revelam que os serviços de alimentação estão “atentos às necessidades da comunidade e alinhados com os valores e a missão dos SASUM”.

Assegurando qualidade e segurança nesta nova normalidade, a responsável pelo DA declara: “Trabalhamos no sentido de garantir a segurança de todos e aguardamos a sua visita!”

Fonte: SASUM

Arquivo de 2020