UMDicas_BolsasExcelencia2020 (179)
Academia, 21.07.2020 às 16:13
UMinho premiou a excelência de 229 estudantes
A Universidade do Minho (UMinho) entregou ontem, dia 20 de julho, as Bolsas de Excelência da academia a 229 estudantes, numa cerimónia com contornos diferentes dos habituais, onde só couberam os premiados e algumas individualidades devido à situação pandémica, ainda assim, motivo de alegria para toda a Universidade que assistiu o evento em direto.

Decorrida no salão medieval do Largo do Paço, em Braga, entre os presentes estiveram o reitor Rui Vieira de Castro, o presidente do Conselho Geral da UMinho, Luís Valente de Oliveira, a vice-reitora para a Educação, Laurinda Leite, e o presidente da Associação Académica (AAUM), Rui Oliveira, esta foi presidida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Os 229 estudantes de todas as licenciaturas e mestrados integrados que obtiveram a melhor nota de candidatura e de cada ano do respetivo curso, desde que igual ou superior a 16 valores foram distinguidos com uma bolsa de valor pecuniário igual ao da propina e o respetivo diploma, o que faz com que “esta seja uma festa de todos”, afirmou o reitor.

No total, a UMinho entregou este ano cerca de 200 mil euros (mais de um milhão de euros desde 2012), um investimento, segundo o Reitor, no reconhecimento do “mérito académico dos nossos estudantes”, sublinhando que a cerimónia de entrega “é das mais importantes e com valor simbólico do nosso ano escolar”.

Apesar de todo o contexto que se vive, Rui Vieira de Castro referiu que esta cerimónia se manteve, pois “é uma forma de vincarmos a vontade que temos de retomar a normalidade possível em tempos que têm sido particularmente adversos para todos”.

Sobre o futuro, assume que a Universidade quer que o próximo ano letivo seja “um ano de regresso ao modelo de educação que a UMinho perfilha”, um modelo que tem nas atividades presenciais “uma concretização única que só circunstâncias excecionais admitem ver alterada”, afirmou.

Apontando o tempo de crescente incerteza em que vivemos, Manuel Heitor afirmou que a “génese do ensino/aprendizagem passa necessariamente pela atividade presencial”, referindo que são objetivos para o próximo ano letivo, que a atividade seja presencial sempre que possível, que exista um contínuo alerta e o cumprimento das regras, e ainda que se aproveite a oportunidade para se inovar (conjugando várias formas de ensinar e aprender).

Fotos do evento disponíveis em: www.dicas.sas.uminho.pt/big/academia/2020/bolsas-de-excelencia



Ana Marques

Arquivo de 2020