Nesta sessão, centrada na resposta a surtos de doenças infeciosas no local de trabalho, serão apresentadas recomendações para adaptar os locais de trabalho e proteger os trabalhadores. O programa do seminário vai contar com a participação da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Secretário de Estado da Saúde, da Inspetora-Geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), da Diretora-Geral da Saúde e da Diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Lisboa.
O seminário será transmitido em direto exclusivamente em formato online aqui.
O lema do Dia Mundial da SST em 2020, coordenado pela OIT, é “Travar a pandemia: a segurança e saúde no trabalho pode salvar vidas”. Mais do que nunca, apela-se à sensibilização para a adoção de práticas seguras no local de trabalho e para a importância dos serviços de SST. O diálogo tripartido e o modelo social europeu são essenciais para uma gestão eficaz da SST, a fim de proteger os trabalhadores durante a atual crise e a longo prazo, incluindo durante a recuperação e a preparação futura.
Embora a pandemia de COVID-19 e a crise nos afete a todos, os trabalhadores estão na linha da frente. Por essa razão, “Travar a pandemia no trabalho” é o lema do Dia Internacional em Memória dos Trabalhadores em 2020, também assinalado a 28 de abril. A Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (EU-OSHA) tem recolhido e produzido informações pertinentes desde início da pandemia, como orientações, sugestões no teletrabalho e vídeos. Mais informações na páginas do Dia Mundial da SST, da EU-OSHA e da ACT.
Fonte: GCII