A sessão de abertura decorreu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho (UMinho), no Largo do Paço, onde os 30 mentores e 30 mentorandos se conheceram para dar início a esta experiência de um semestre.
Nas palavras do Pró-reitor Guilherme Pereira, que tutela esta iniciativa, este é um programa “inovador” que permite aos alunos a aquisição de competências transversais através da interação com profissionais que contribuem com a sua experiência pessoal e profissional para o desenvolvimento dos participantes.
Os mentores, que são convidados pela UMinho, são profissionais alumni da Academia e da região do Minho, profissionais com um percurso relevante que irão acompanhar os seus mentorandos até ao final do semestre, sendo estes últimos, alunos finalistas de licenciatura ou mestrado.
O Programa de Mentorias permite o desenvolvimento académico e profissional dos estudantes, bem com uma melhor transição para o mundo profissional, facilitando uma autorreflexão acerca dos seus objetivos. Segundo Guilherme Pereira, o número de candidatos a esta iniciativa “continua a crescer”, sendo que este ano contou com 60 candidatos para 30 vagas. A atividade também tem registado uma “extraordinária” receção da parte dos mentores que vêm das mais diversas áreas de atividade.
Texto: Carla Araújo
Foto: Nuno Gonçalves