A ideia é refletir sobre a gestão de informação e interação com o público em situações de alarme, como a que atualmente se vive em quase todo o mundo. Que preocupações deve ter uma instituição ou empresa com a comunicação com as suas comunidades e o público em geral, quando as autoridades recomendam isolamento social?
Para além deste fórum, o Gabinete de Gestão e Comunicação de Crise do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho disponibilizou também, no site do Instituto (https://www.ics.uminho.pt/pt/Paginas/Guia-de-Comunicacao-de-Crise.aspx) um mini-guia de comunicação de crise. Sem a pretensão de enunciar lições sobre matéria tão sensível e tão sujeita a circunstâncias absolutamente dinâmicas, este espaço reúne, em linguagem simples e num formato muito prático, alguns conceitos e alguns princípios que poderão ser úteis a todos os que, por estes dias, têm que continuar a gerir a vida coletiva à distância.
Manter a confiança das pessoas através de informação transparente e segura, difundida sem precipitação, em linguagem simples e de forma contida do ponto de vista emocional é a principal mensagem deste manual básico de comunicação de crise. Acessível online, este guia recomenda ainda ser ativo e não reativo, evitar silêncios prolongados e estar atento à informação veiculada pelos média.
O ICS procura assim estimular o intercâmbio, num registo de aprendizagem partilhada. O fórum é aberto à participação não só da comunidade académica como do público em geral.
Mais informação em
https://www.ics.uminho.pt/pt/Paginas/COVID-19.aspx
Fonte: ICS