A Universidade do Minho irá assinalar, na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data será assinalada na UMinho com uma conversa que irá juntar cientistas, estudantes, alumni e docentes com carreiras na ciência. A sessão será moderada por Eugénio Campos Ferreira, vice-reitor da UMinho para a Investigação e Inovação e acontece entre as 12h e as 13h no Espaço B-Lounge da Biblioteca Geral da UMinho, no campus de Gualtar.
O painel será composto por Isabel Ramos, da Escola de Engenharia da UMinho e investigadora responsável pelo projeto “EQUAL-IST”, Margarida Fernandes, investigadora distinguida com a Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência em 2018, Rafaela Granja, investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e Flávia Freitas, estudante do mestrado integrado em Medicina.
Estabelecido há cinco anos pela Organização das Nações Unidas, assinalar a data tem o objetivo de celebrar os feitos de mulheres na área e encorajar gerações mais novas a enveredarem por uma carreira científica. O dia 11 de fevereiro pretende, igualmente, promover o acesso integral e igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência.
Escola de Ciências também assinala a data
A Escola de Ciências da UMinho (ECUM), em parceria com o Planetário - Casa da Ciência de Braga - Centro Ciência Viva e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, também irá assinalar este dia. A atividade terá sessões em diferentes locais: de manhã na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e de tarde no próprio Planetário - Casa da Ciência de Braga. Nas duas sessões agendadas, os estudantes das Unidades Orgânicas da UMinho são desafiados a participar, colocando questões sobre o trabalho e desafios com que as cientistas se deparam no seu dia-a-dia.
Fonte: Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem da Universidade do Minho