Prometeu
Academia, 24.01.2020 às 12:38
Semana de Formação Pedagógica IDEA-UMinho – 27 a 31 de janeiro
A UMinho volta a realizar mais uma Semana de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, atividade promovida pelo Centro IDEA-UMinho. São 16 cursos, a decorrer no campus de Gualtar e Azurém, que têm, neste momento, a totalidade das vagas praticamente preenchidas.

Com 488 inscrições efetuadas – representam 114% das vagas disponíveis -, o IDEA-UMINHO procura nutrir e valorizar a atividade docente na UMinho.

As sessões agendadas focam temáticas variadas, que incluem o bem estar de docentes e de estudantes - a promoção da saúde mental no campus e a gestão emocional através de mindfulness -, competências dos docentes em sala de aula - bases do trabalho vocal e inteligência emocional -, novas abordagens ao ensino - challenge based learning, os jogos e como provocar o pensamento crítico na sala de aula -, cursos e workshops de avaliação, media training e coaching para orientadores de dissertações

Na edição deste ano participam, pela primeira vez, representantes dos estudantes, através da Associação Académica da Universidade do Minho, na expetativa de envolver mais e melhor os alunos numa reflexão sobre o futuro do ensino na UMinho. Os dinamizadores das sessões são provenientes da UMinho, da Universidade de Aveiro, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e da Universidade de Mälmo, na Suécia.


Programa de sessões:

27 de janeiro
- Promover a Saúde Mental no campus

- Bases do trabalho vocal: sua aplicação na prática de docência

- Challenge Based Learning - A New Role for Universities to Contribute to Social Transformation and Public Good

28 e 30 de janeiro
- Gestão em​ocional baseada em mindfulness

28 de janeiro
- Workshop para a implementação de Team Based Learning
- Media Training: com​o estabelecer relação com os média (2ª Ed.)

29 de janeiro
- Provocar o pensamento crítico, a empatia e a imaginação dos estudantes com abordagens baseadas em artes e no diálogo

- Inteligência emocional

- Workshop prático de construção de perguntas de “escolha múltipla” para testar objetivos de maior complexidade (2ª Ed.)

- O jogo da aula: Estratégias para a promoção da participação na sala de aula

- Avaliar as experiências de inovação: o professor como investigador da sua prática (2ª Ed.)       

30 de janeiro

- Do mapa mental à narrativa digital: metodologia ativa para a construção e comunicação do saber

- Princípios do coaching aplicados à orientação de dissertações (2ªEd.)

31 de janeiro

- Introd​ução ao mindfulness (5ª Ed.)

- Avaliação em duas etapas: Teste individual e de grupo

  • Flipping the Flipped Learning

O resumo e horário de cada sessão, bem como as notas biográficas sobre os dinamizadores estão disponíveis em: https://idea.uminho.pt/pt/desenvolvimento-formacao/Paginas/calendario.aspx

As formações terão uma componente interativa e estão a abertas a docentes, investigadores e estudantes de 3.º ciclo da UMinho. Decorrerão nos campi de Azurém e Gualtar.
Inscrições disponíveis em: bit.ly/2AHuD6r 

Fonte: Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem UMinho

Arquivo de 2020