A cerimónia contou com a presença do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, do presidente cessante, Nuno Reis, do presidente eleito, Rui Oliveira, e do presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho, Luís Valente de Oliveira, bem como várias personalidades de destaque da Academia e da região.
Rui Oliveira (aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica) sucedeu assim a Nuno Reis na direção, André Cardoso ocupou o lugar anteriormente presidido por Sofia Alcaide na Mesa da Reunião Geral de Alunos, e no Conselho Fiscal e Jurisdicional, João Rocha substituiu Vítor Campos.
Começando por fazer um balanço do trabalho desenvolvido pela antiga direção, Rui Oliveira transmitiu que a nova equipa que lidera partilha uma forte convicção: “todos acreditamos que a melhor forma de responder aos desafios reside numa educação forte, capaz de preparar pessoas, não apenas para o mercado profissional, mas para a vida em comunidade”. Apontando que o Ensino Superior é a resposta a muitas das necessidades do nosso país, o novo líder dos estudantes minhotos afirma que “um sistema educativo forte é sem dúvida a resposta. Forte na sua qualidade de ensino, forte na capacidade de incluir todos aqueles que assim o desejem, independentemente das suas dificuldades, e forte com o aumento da participação estudantil nos órgãos de gestão das Instituições de Ensino Superior”. Acrescentando ainda que “enquanto pilar fundamental para o desenvolvimento do nosso país, é essencial que o ensino superior se oriente numa visão a longo prazo”, disse.
Indicando que os dois grandes pilares estratégicos da AAUM para o futuro são: um maior impacto na ação que desenvolvem, com mais iniciativas a nível da auscultação, desenvolvimento, comunicação e inovação, para além da melhoria do desempenho na consolidação de processos e na otimização de recursos.
O Reitor da UMinho reafirmou o compromisso da reitoria com a AAUM, garantindo que a Academia “continuará a apostar na valorização do papel dos estudantes”, salientando “o papel insubstituível que a AAUM tem tido na vida coletiva da Universidade”.
Em relação à nova sede da AAUM, Rui Vieira de Castro reiterou que “foi assinado um compromisso e tomadas decisões, foi definido um caminho a prosseguir”, sendo agora “imprescindível” avançar-se no desenvolvimento das soluções equacionadas para construção da sede da Associação. Uma tarefa que afirmou “se impõe a este novo mandato”. Outra das tarefas que se impõe a esta nova equipa, segundo o reitor é “o reforço da participação dos estudantes na vida institucional”, algo que assume como “um grande desafio”.
O presidente do Conselho Geral mostrou-se bastante agradado com o programa apresentado por Rui Oliveira “é muito respeitável”, disse. Realçando o facto da nova direção mostrar vontade em fazer algo de que a nossa sociedade carece, “pensar”. Apelidando o programa da nova equipa de “estimulante”, Luís Valente de Oliveira afirmou que “estamos em muito bom caminho”.
Texto: Ana Marques
Fotografia: Nuno Gonçalves