O projeto Tutorias e Mentorias UMinho assume-se como um projeto inovador no contexto universitário nacional, possibilitando a concretização de uma lógica de formação global e contínua desde que os alunos entram na Universidade (Programa Tutorias por Pares) até que finalizam o seu percurso académico, preparando-se para ingressar no mercado do trabalho (Programa Mentorias).
A Semana da Euforia está de regresso à Universidade do Minho (UMinho). O evento conta com a organização da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e decorre entre 10 e 13 de fevereiro de 2020, em Braga e Guimarães. Com diversas atividades ao longo da semana, os estudantes da Academia Minhota pretendem entrar com o pé direito no novo semestre.
A UMinho volta a realizar mais uma Semana de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, atividade promovida pelo Centro IDEA-UMinho. São 16 cursos, a decorrer no campus de Gualtar e Azurém, que têm, neste momento, a totalidade das vagas praticamente preenchidas.
O ciclo de tertúlias da Pastoral Universitária de Braga está de volta para a sua segunda edição, desafiando a comunidade académica a complementar a sua formação através da participação num conjunto de encontros de reflexão e diálogo, nos quais oradores e jovens são convidados a refletir sobre questões pertinentes da atualidade.
A Pastoral da Cultura de Braga organiza, nos primeiros dois meses deste novo ano, em parceria com o Pio XII, a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e a Faculdade de Teologia da UCP, um Seminário intitulado “Fé e Ciência: Fronteiras do Conhecimento”. No seminário, que será dividido em 4 sessões, contaremos com a presença de profissionais de áreas científicas diferentes, que nos ajudarão a refletir sobre algumas questões alusivas ao tema “Fé e a Ciência”.
O Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho acolheu, no passado dia 3 de janeiro, a tomada de posse dos órgãos sociais da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) para o mandato de 2020. Rui Oliveira, que irá liderar a instituição, apresentou-a como “um projeto inacabado” que irá continuar a lutar por uma “educação forte” e “comprometida” com a comunidade estudantil.