De 3 a 7 de junho, a 4ª edição da Semana da Economia de Braga vai voltar a contar com a participação da Universidade do Minho. Unidades orgânicas de ensino e investigação, Associação Académica (AAUM) e júnior empresas vão marcar presença nesta iniciativa promovida pela InvestBraga com stands e várias comunicações ao público. O tema da edição deste ano, “A economia e o talento”, dá o mote para o evento que irá acontecer no Altice Fórum Braga.
A Universidade do Minho (UMinho) atribuiu no passado dia 22 de maio, as Bolsas de Excelência a 218 estudantes, um investimento no mérito académico que ultrapassou este ano os 200 mil euros. A cerimónia de entrega decorreu pelas 14h30, no salão medieval do Largo do Paço, em Braga, a qual contou com a presença do reitor Rui Vieira de Castro, do Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Nuno Reis, além de presidentes das Escolas/Institutos, diretores de cursos e responsáveis de escolas secundárias, entre outros.
O Grupo 3B’s da Universidade do Minho está a criar um penso inovador para lesões de pele, baseado em hidrogéis, que mantém a humidade para uma cicatrização ativa e que consegue libertar biomoléculas adaptadas à ferida do paciente. O projeto, liderado por Rui L. Reis, recebeu uma bolsa de 150 mil euros do Conselho Europeu de Investigação (ERC), no pilar que promove a excelência cientifica na Comissão Europeia, com o fim de apoiar a entrada daquela inovação no mercado do tratamento das feridas, a qual pode ter impacto na vida de milhões de pessoas.
Rita Ferreira, investigadora no Centro de Micro Sistemas Electro Mecânicos (CMEMS) e no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, foi galardoada com o prémio de melhor póster, entre 125 concorrentes, na 22ª Conferência Mundial de Desgaste e Atrito – WEAR, maior e mais prestigiada conferência a nível mundial, na área mencionada, realizada recentemente na Flórida, EUA, com mais de 500 participantes.
Pedro Arezes, professor catedrático da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, defende num novo estudo que os fatos espaciais devem considerar múltiplos fatores para cada astronauta e com base em modelos computacionais. Isso permite evitar lesões musculoesqueléticas, alterações biomecânicas e dificuldades de desempenho que os atuais fatos provocam aos astronautas, sendo sobretudo decisivo em missões fora da nave e de longa duração, como nas previstas missões tripuladas a Marte e à Lua.
Filipe Marques, Fernando Isaac, Nuno Dourado e Paulo Flores, investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, foram galardoados com o prémio de melhor artigo científico, concedido anualmente pela prestigiada editora Elsevier. Este galardão é atribuído ao artigo publicado nos últimos dois anos, com o mais elevado fator de impacto científico e tecnológico na área das Máquinas e Mecanismos, em todo o mundo.
O livro “O Informador e outros contos”, de Fernando Paulouro Neves, vai ser apresentado esta sexta-feira, dia 24 de maio, às 18h00, no salão nobre do Largo do Paço, em Braga. A sessão integra-se nas comemorações dos 45 anos do 25 de abril, promovidas pela Universidade do Minho, nas quais se insere a exposição patente na fachada do Largo do Paço e da Biblioteca Pública de Braga, da autoria do fotojornalista Alfredo Cunha.
A cerimónia de entrega das Bolsas de Excelência da Universidade do Minho realiza-se na próxima quarta-feira, dia 22, a partir das 14h30, no salão medieval do Largo do Paço, em Braga. Vão ser distinguidos 218 estudantes com uma bolsa de valor pecuniário igual ao da propina e o respetivo diploma. A sessão conta com a presença do reitor Rui Vieira de Castro, além de presidentes das Escolas/Institutos, diretores de cursos e responsáveis de escolas secundárias, entre outros.
A Universidade do Minho (UMinho) e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) assinaram, no passado dia 15 de maio, um protocolo para inclusão social que visa o desenvolvimento do conhecimento e da investigação sobre a deficiência e a inclusão social.