Todos vão poder conhecer de 2 a 4 de maio o que de melhor se produz na Universidade do Minho ao nível do ensino, da investigação e da cultura. A primeira edição da iniciativa “UPA – UMinho Portas Abertas” oferece três dias intensos de oficinas, visitas a laboratórios, percursos multidisciplinares e ainda uma feira educativa, com palestras e apresentações culturais, desportivas e empresariais.
A Universidade (do Minho) de Portas Abertas a todos - estudantes de todas as idades, professores, pais e encarregados de educação e público em geral. Num programa diverso que se estenderá por três dias nos campi de Braga e Guimarães, decorrerão oficinas e visitas a laboratórios de investigação da Universidade e, em paralelo, uma feira de oferta educativa com apresentações culturais e desportivas.
O Centro de Medicina Digital P5, inaugurado no passado dia 8 de abril, foi criado pela Escola de Medicina da Universidade do Minho com apoio da Administração Regional de Saúde do Norte e da Alumni Medicina. Trata-se de uma plataforma digital que procura o auxílio da inteligência artificial e dos recursos tecnológicos para melhorar o serviço de saúde português, tendo como referência o conceito de proximidade, complementado por outros quatro “P”: predição, participação, personalização e prevenção.
O embaixador do Japão em Portugal, Jim Niimi esteve no passado dia 5 de abril na Universidade do Minho para o encerramento da “Semana Japonesa”, onde apresentou a palestra intitulada "Relação bilateral Japão-Portugal: seis séculos de intercâmbio e o alargamento das relações nos últimos anos com ênfase nas relações económicas”, durante a qual destacou os factos que uniram e unem os dois países.
A Universidade do Minho é a melhor instituição de ensino superior em Portugal e a terceira da Península Ibérica a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, segundo a primeira edição do “THE Impact Rankings”, que a publicação Times Higher Education acaba de lançar.
No passado fim-de-semana, entre os dias 29 e 31 de Março, a ARCUM - Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho, juntamente com a Tuna Universitária do Minho, promoveu a recolha de alimentos e produtos de limpeza "Esta Páscoa a Música Vai Ser Outra" junto ao Pingo Doce do Braga Parque, a reverter a favor da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa.