aniversario ilch
Academia, 16.12.2019 às 12:04
Instituto de Letras e Ciências Humanas celebrou 44 anos
Celebrou-se, no passado dia 12 de dezembro, o 44.º aniversário do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH).

Com um programa enriquecido de conhecimento literário e pelas artes performativas, a celebração contou com a presença da escritora Luísa Costa Gomes numa mesa redonda intitulada “A energia do ato criativo”, com moderação de José Manuel Mendes e Ana Gabriela Macedo, bem como a apresentação da peça de teatro “18 Tempos” pelos alunos de 2.º ano da Licenciatura em Teatro, e um momento musical pelos alunos da Licenciatura em Música.

Para a presidente do ILCH, Isabel Ermida “o ILCH faz anos, mas não celebra sozinho”, reforçando a importância da união entre as escolas da Universidade do Minho porque “juntas são mais fortes”. Um dos focos da sua intervenção foi as limitações diárias do Instituto, que entre metáforas, realçou que são “estrangulados por constrangimentos monetários”, mencionando a falta de autonomia a que os presidentes das escolas estão sujeitos devido ao “peso da máquina burocrática”. Num tom mais positivista, a presidente reforçou que a força do seu Instituto “não está só no tamanho, mas na força e determinação”, que conta atualmente com 8 licenciaturas, 11 mestrados e 5 doutoramentos.

Nas palavras do reitor Rui Vieira de Castro, o trajeto do ILCH confunde-se com a idade da Universidade do Minho, sendo de realçar o papel importante que o Instituto tem nas artes e nas letras, graças à sua equipa qualificada, salientando o aumento do número de alunos nos cursos do ILCH e a evolução dos cursos de licenciatura em Música, Teatro e de Estudos Chineses e Japoneses. No entanto, as maiores preocupações das universidades portuguesas é o crescente aumento do abandono escolar e as dificuldades acrescidas pela política de atribuição de verbas governamentais, nomeadamente para a UMinho, visto que afeta diretamente a sua subsistência e a reestruturação das suas instalações.

Rui Vieira de Castro alertou ainda para a diminuição de gastos na Universidade, que deve ser uma preocupação de todos, realçando que serão implementados incentivos para estimular o aumento de receitas próprias.


Texto: Carla Araújo
Foto: Nuno Gonçalves

Arquivo de 2019