Maria João + Pedro Dias (Voleibol+Basquetebol)
Academia, 26.12.2019 às 19:27
Alunos da Universidade do Minho voltam a posar para o Calendário Solidário
Estudantes e antigos estudantes, na sua maioria atletas, posaram para a 5ª edição do Calendário Solidário da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho).


Esta iniciativa promovida pela AAUMinho vai já na 5ª edição, que resulta num produto final que conjuga a solidariedade e a nudez, procurando angariar receitas para Fundo Social de Emergência (FSE) da Academia, que apoia estudantes com dificuldades económicas.

No entanto, a edição deste ano vai mais além e tem também como objetivo sensibilizar para o problema do alojamento da comunidade estudantil, fruto da escassez da habitação e dos altos preços praticados para a oferta existente.

Segundo o comunicado da AAUMinho “o conceito de desabrigo perpassa toda a iniciativa do calendário solidário”, sendo que os “retratados estão desabrigados, tal como todos os estudantes que se batem com dificuldades em encontrar casa”.

Tal como nas edições anteriores, as receitas angariadas com a venda do calendário revertem a favor do FSE e, segundo a AAUMinho, “no conjunto das quatro primeiras edições, somando os donativos (entre os quais 5000 dólares da Federação Internacional de Judo) e a venda dos calendários, já foi possível angariar 20 mil euros para o FSE com esta iniciativa”.

Nuno Reis, Presidente da AAUMinho, afirma que “O Calendário Solidário se tem tornado, ano após ano, uma referência da cultura de solidariedade e responsabilidade social tão caraterística das gentes da UMinho. Na Academia Minhota, temos sido capazes de formar gerações de profissionais, não apenas preparados para uma carreira profissional de sucesso, como também competentes para o exercício da sua cidadania e de percursos tão distintos como o desporto de alta competição e a criação cultural, como ilustram os escolhidos nas páginas das sucessivas edições deste calendário”.

O “Calendário Solidário” para o ano de 2020 encontra-se à venda por cinco euros na sede da AAUMinho, nos Gabinetes de Apoio ao Aluno, nos Complexos Desportivos da Universidade do Minho e também nas lojas do Sporting Clube de Braga.

O Fundo Social de Emergência

O FSE é uma prestação pecuniária atribuída a fundo perdido, isenta de quaisquer taxas, que se destina a colmatar situações pontuais decorrentes de contingências ou dificuldades económico-sociais, com impacto negativo no normal aproveitamento escolar do estudante, e que não possam ser convenientemente resolvidas no âmbito dos apoios previstos pelo sistema de Ação Social para o Ensino Superior.

Iniciativa e fotografia: Nuno Gonçalves

Arquivo de 2019