"Todos estes anos foram uma imensa e importante passagem da minha vida, agora, vou iniciar uma nova etapa", palavras da Professora Rosa Vasconcelos que tomou posse no passado dia 5 de novembro, como Provedora do Estudante da Universidade do Minho (UMinho).
"O Provedor é, acima de tudo, provedor dos estudantes. Visto que a comunidade académica é muito grande, ampla, com características muito próprias e diversas, desde a origem sociocultural até aos percursos académicos e geográficos, as tensões existentes são uma realidade que precisam ser combatidas, assim, é necessário a criação de estratégias para lidar com os conflitos”, apontou Rui Vieira de Castro.
Nuno Reis aproveitou a ocasião para dar as boas-vindas à nova provedora e agradecer à provedora cessante, Paula Cristina Martins. Mostrando a sua gratidão para com a ex-provedora, pelo seu profissionalismo e contribuição para o bem-estar e a evolução da comunidade académica e da sociedade, o representante máximo dos estudantes declarou-se convicto de que o perfil pessoal e experiência académica da Professora Rosa Vasconcelos “garantirá um mandato de sucesso”.
Rosa Vasconcelos é professora associada do Departamento de Engenharia Têxtil da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM). Fez a licenciatura em Engenharia Têxtil e o doutoramento em Engenharia - Tecnologia e Química Têxtil pela UMinho. Foi presidente do Conselho de Cursos de Engenharia (1996-2009), presidente do Conselho Pedagógico da EEUM (2011-2019) e é, desde 2015, membro do board of governors da organização mundial IEEE Education Society.
Para a nova Provedora é uma "honra", como profissional, tomar posse do cargo, declarando que: “Como Provedora do Estudante é preciso exercer uma boa comunicação, procurar soluções para o quotidiano académico, ser, portanto, uma mediadora de conflitos”. Garantindo ainda que terá sempre "uma porta aberta para receber e ouvir toda a comunidade estudantil".
Luís Valente de Oliveira reforça a importância do Provedor do Estudante, caracterizando-o como uma figura “necessária” que interpreta as queixas e que as tenta evitar, assim como, o profissional que trabalha na melhoria dos serviços aos estudantes, apontando que “tudo pode ser melhorado”. Para este, a Professora Rosa Vasconcelos tem todas as capacidades e qualidades necessárias para fazer frente a este novo desafio.
Texto: Andreza Alves
Foto: Nuno Gonçalves