UMDicas_NG_BD2019 (235)
Academia, 20.11.2019 às 14:51
EEG Business Day contou com a maior participação de sempre!
Foram mais de 700 alunos participantes, 21 empresas, sessões paralelas, speed interviews, mesa redonda e palestra, números que fizeram da 9.ª edição do EEG Business Day, a maior de sempre!

O evento, integrado no programa EEGenerating Skills tem como objetivo desenvolver nos alunos da Escola de Economia e Gestão (EEG) competências transversais essenciais para a entrada no mercado de trabalho, alertando-os para as competências que lhes são requeridas.

Neste dia não há aulas na EEG, dessa forma, os cerca de dois mil alunos que frequentam as oito licenciaturas e os 15 mestrados da Escola são incentivados a participar nas atividades propostas, afirmando o presidente da EEG, Francisco Veiga na cerimónia de abertura do evento que temos, este ano, o maior "EEG Business Day de sempre. Temos registado de ano para ano um crescendo de participações. É muito gratificante ver que as iniciativas que a Escola promove para aproximar os alunos do mercado laboral e das empresas tem cada vez uma maior adesão dos alunos.
Segundo Cristiana Leal, uma das responsáveis pela organização “este dia é muito mais do que uma feira de emprego,  tem uma abordagem diferente e tem funcionado muito bem”, isto porque os alunos são colocados em contexto de sala de aula com as empresas, proporcionado uma melhor comunicação e maior proximidade.

O programa contemplou ainda uma mesa redonda sobre a temática “Empresas, Cultura e Sociedade”, que teve como intervenientes Francisca Abreu (Cities for Europe e Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura), José Teixeira (dst group), Manuel Curado (professor do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho) e Mário Sequeira (Galeria Mário Sequeira), uma conversa moderada por Carolina Machado (professora da EEG), de onde se concluiu que tanto a leitura como a cultura se afirmam como muito importante para a inserção dos jovens no mercado de trabalho e na própria sociedade.

José Teixeira lançou ainda o desafio à EEG para a criação de um Laboratório de Economia Comportamental, ideia que será estudada pela EEG no futuro.

O dia terminou com uma palestra com o selecionador nacional de futsal, Jorge Braz “Alto rendimento, orientação para resultados e gestão emocional”.

Texto: Ana Marques

Fotografia: Nuno Gonçalves

Arquivo de 2019