As XXII Jornadas de Engenharia Biológica da Universidade do Minho decorrem de 27 a 29 de novembro, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga. O evento tem o tema “Além da Engenharia” e junta 150 participantes, cujas credenciais em papel de semente vão ser plantadas na sexta-feira, às 15h00, no jardim do campus, havendo ainda na altura uma recolha de beatas. O programa geral inclui – além de workshops, palestras e visitas empresariais – outras ações de responsabilidade social e ambiental, como o uso de copos reutilizáveis e de ecopontos, a divulgação sobretudo online e as doações do valor parcial ou total das cauções dos participantes à associação sem fins lucrativos Streetdogs.
A sessão de abertura decorre na quarta-feira, às 9h30, com o presidente e o vice-presidente da Escola de Engenharia da UMinho, respetivamente Pedro Arezes e António Vicente, a diretora do Departamento de Engenharia Biológica, Lígia Rodrigues, o diretor do Centro de Engenharia Biológica, Eugénio Ferreira, o diretor do curso de Engenharia Biológica (CEB), João Peixoto, o presidente da Associação Académica da UMinho, Nuno Reis, e a presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia Biológica (NEEB) e da organização das Jornadas, Telma Vieira.
Segue-se às 10h30 um painel com representantes da Lactogal, Sonae, Super Bock e Adega Cooperativa de Ponte da Barca. De tarde, destaca-se às 15h00 uma mesa redonda com responsáveis do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, da Navigator, da Quimitécnica e da Titan. Para quinta e sexta-feira estão agendadas intervenções de membros da Águas do Norte, Simdouro e Ventilaqua, além do CEB e das suas jovens empresas FermentUM e Satisfibre.
A iniciativa engloba ainda visitas de estudo às empresas CIN, Lipor e Frulact, todas na Maia, Navigator, em Aveiro, Sogrape, em Gaia, e dst group, em Braga, bem como uma palestra motivacional. Há igualmente uma aula de ioga, um documentário sobre alterações climáticas, atividades noturnas e momentos de convívio. Para o NEEB, as Jornadas têm o objetivo de fomentar o debate sobre a sustentabilidade ambiental, económica e social do planeta, bem como a formação pedagógica e profissional dos futuros engenheiros biológicos, que se espera corresponder a mais do que um título académico.
Fonte: Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem UMinho