A CAF é um modelo de autoavaliação do desempenho organizacional, especificamente desenvolvido para ajudar as organizações do setor público a aplicar as técnicas de Gestão da Qualidade Total, melhorando o seu nível de desempenho e de prestação de serviços.
A CAF visa ser o catalisador para a melhoria do processo no seio das organizações e assenta nos seguintes objetivos: Introduzir uma cultura de excelência e os princípios da Gestão da Qualidade Total (TQM) nas organizações da Administração Pública; Orientá-las progressivamente para um ciclo completo e desenvolvido de PDCA “Planear - Executar - Rever - Ajustar” (Plan-Do-Check-Act); e Facilitar a autoavaliação das organizações públicas com o objetivo de obter um diagnóstico e identificar ações de melhoria.
Terminada a 2ª fase do projeto - o Processo de Autoavaliação, esta apresentação teve como objetivo expor os seus resultados e comunicar o Plano de Ação de Melhorias que já faz parte da 3ª fase, e que irá agora ser implementado por uma nova equipa, nomeada para o efeito.
Tal como referiu o líder da candidatura do projeto CAF, Rui Rebelo, “no Plano de Ação de Melhorias que resultou do Relatório de Autoavaliação, cujo trabalho foi desenvolvido entre abril de 2018 e abril de 2019 pela equipa de autoavaliação, foram sugeridas 93 ações de melhoria”, estas tiveram maior incidência nos temas Comunicação (26), Planeamento e Estratégia (26) e Processos (20), e menor incidência nos temas Pessoas (9), Liderança (8) e Recursos (4), acreditando o líder que “a implementação das melhorias sugeridas possa contribuir para melhorar o desempenho da organização, estimulando uma cultura participativa de autoavaliação contínua, de exigência e responsabilidade”.
Pelo facto dos SASUM serem já um serviço certificado pelas normas ISO: 9001 e ISO:22000, Rui Rebelo refere que “a organização já possuía muitas evidências dos seus processos e dados provenientes de indicadores de gestão, e isso obrigou a uma maior exigência no trabalho desenvolvido durante a fase de autoavaliação, que foi efetuada segundo o ciclo de melhoria contínua PDCA”.
As ações de melhoria foram priorizadas de acordo com o impacto das mesmas no desempenho organizacional e na capacidade de implementação em termos de tempo, recursos necessários e a dependência (ou não) de fatores externos à organização, assim como o impacto na satisfação dos utentes.
A destacar nas ações de melhoria propostas, as três prioritárias, e que já estão em curso: Elaborar um Manual de Boas Práticas de Liderança – O objetivo será um melhor entendimento e assimilação de conceitos e caminhos associados a práticas de liderança que conduzam a comportamentos condizentes a uma melhor obtenção de metas definidas; Promover, por parte da liderança de topo, um dia mensal designado de “Porta Aberta aos Trabalhadores dos SASUM”, durante o qual os mesmos possam expor os seus problemas/dúvidas, como forma de difusão de uma cultura organizacional aberta, inclusiva, participativa e comunicativa. Importa referir que esta ação de melhoria foi incluída no cronograma de iniciativas do “Ano do Trabalhador” que se encontra a decorrer na organização; e Promover um estudo para recolha de informação de variáveis que permitam a elaboração da análise PEST (Política, Económica, Sociocultural e Tecnológica) e SWOT (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) da organização, com o envolvimento das partes interessadas internas.
Esta 3ª fase terminará no final do mês de novembro. Durante o mês de dezembro o projeto será submetido à apreciação e auditoria da Associação Portuguesa para a Qualidade, estando ainda prevista para 2020 a auditoria a todo o processo por parte da DGAEP. “Existe uma forte expectativa que do trabalho desenvolvido resulte a obtenção da certificação EFQM - European Foundation for Quality Management e uma distinção internacional de Effective CAF User”, afirmou o líder da candidatura do projeto CAF.
Ana Marques