UMdicas_NG_TomadaICLH2019 (67)
Academia, 04.10.2019 às 16:36
Isabel Ermida é a nova presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas
A nova direção do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) tomou posse no passado dia 1 de outubro, assumido a presidente Isabel Ermida querer uma “escola de referência nacional no ensino universitário das Humanidades e das Artes”, deixando ainda o apelo ao reitor para a necessidade de reabilitação e melhoramento dos espaços alocados ao Instituto.

A cerimónia contou com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, que investiu também como vice-presidentes, Maria do Carmo Mendes, Ângelo Martingo e Carlos Pazos, realçando na sua intervenção, a dinâmica e capacidade de adaptação do Instituto ao longo da última década.

A nova presidente do ILCH apontou a aposta na “internacionalização” e a conquista de mais “projetos financiados” como grandes objetivos do seu mandato, salientando como estratégias, a captação de alunos estrangeiros e o estabelecimento de parcerias e protocolos internacionais.

Isabel Ermida quer ter até 2022 uma escola ainda mais atrativa, uma instituição de “referência” que traga até si “muitos e bons alunos e mantendo bons professores, não só atualizados como inovadores nos seus campos de especialidade”.

Dirigindo-se aos docentes e funcionários, a presidente empossada pediu que sejam “valorizados nas suas funções”, que lhes sejam “atribuídas oportunidades efetivas de promoção “e que sejam “motivados”.

O Reitor patenteou a importância e desenvolvimento do ILCH ao longo da última década, afirmando que está “numa boa posição”, mas prevenindo que é preciso continuar a trabalhar, chamando a atenção para as áreas da formação doutoral, para a atividade científica, para a internacionalização, para a renovação e qualificação do corpo docente.

Sobre a preocupação com as infraestruturas, manifestada pela presidente, o Reitor concordou que a Academia tem um vasto conjunto de edifícios que necessita de “intervenção profunda”.

 

Ana Marques

Arquivo de 2019