O evento irá demonstrar diferentes exemplos de estratégias para consumar a transferência da investigação produzida em laboratório para o contexto clínico, dando ênfase aos distúrbios músculo-esqueléticos, neurodegenerativos e cardiovasculares. Este fórum visa estabelecer uma referência internacional nestes domínios da medicina e contribuir para a aceleração da transferência de conhecimento do laboratório para a clínica tanto a nível nacional como europeu.
O programa científico contempla palestras, comunicações orais (selecionadas a partir dos resumos submetidos) e workshops na área da transferência de conhecimento para o mercado e terá uma área de exposição onde empresas e startups poderão exibir as suas tecnologias e produtos. O principal objetivo desta mostra é aproximar empresas e universidades, promovendo sinergias e parcerias entre elas. Das iniciativas previstas, destaque ainda para uma sessão de orientação para os finalistas do 1º Discoveries Entrepreneurship Prize, cujos vencedores serão anunciados no final do fórum.
Com entrada gratuita, o fórum juntará académicos e investigadores científicos internacionalmente reconhecidos, empresas e especialistas em comunicação científica e propriedade intelectual.
O Fórum é organizado no âmbito projeto Northern Discoveries, financiado pelo Norte 2020 e que funciona como financiamento complementar ao projeto TEAMING do programa Horizonte 2020 para a criação do Centro de Excelência The Discoveries Centre for Regenerative and Precision Medicine (“The Discoveries Centre”). Este megacentro europeu de excelência está atualmente sediado na UMinho (Avepark), tendo campi no Porto, Aveiro, Lisboa e um campus de suporte no University College of London, no Reino Unido. O projeto é liderado por Rui L. Reis, vice-reitor da UMinho e diretor do Grupo 3B's. Deverá ter um efeito estruturante na ciência portuguesa, traduzido em métodos inovadores aplicados na prevenção e no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares, com uma abordagem para cada paciente. O Centro conta com 15 milhões de euros da Comissão Europeia, além de fundos adicionais, nomeadamente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Informação adicional disponível em https://discoveriesforum.eu/
Fonte: GCII