Manuel Caldeira Cabral
Academia, 11.09.2019 às 13:14
Caldeira Cabral na sessão inaugural do mestrado em Negócios Internacionais da UMinho
Manuel Cadeira Cabral, que foi ministro da Economia entre 2015 e 2018, abre esta sexta-feira a 10ª edição do mestrado em Negócios Internacionais da Universidade do Minho.

O professor e economista vai proferir a aula inaugural “O caminho da internacionalização das empresas”. A iniciativa inicia pelas 14h00, no auditório 0.03 da Escola de Economia e Gestão (EEG), no campus de Gualtar, em Braga. A entrada é livre.

Manuel Caldeira Cabral nasceu em Lisboa em 1968. É membro do conselho de administração da Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões e professor da EEG-UMinho. Fez o doutoramento em Economia Internacional pela Universidade de Nottingham (Reino Unido) e esteve como investigador visitante no Banco Mundial, nos EUA. Foi um dos peritos que trabalhou o cenário macroeconómico do atual primeiro-ministro António Costa, além de deputado da Assembleia da República.

Como ministro da Economia, foi responsável por políticas de capitalização e reestruturação empresarial (programa Capitalizar), de inovação e empreendedorismo (Industria 4.0 e Startup Portugal), da estratégia de turismo para 2021-2030 (inclui planos como o Portugal Destino Wi-Fi, Algarve 365 e Revive) e da tarifa social da energia alargada de 80.000 para mais de 600.000 beneficiários. Foi ainda assessor dos antigos ministros Teixeira dos Santos e Manuel Pinho, membro do Conselho para a Promoção da Internacionalização, da rede coordenadora da Estratégia Europa 2020 e da equipa de negociação do Quadro Comunitário de Apoio 2020, colaborador do programa da Fundação das Universidades Portuguesas em Timor Leste e cronista de vários jornais.

Fonte: GCII

Arquivo de 2019