Os cursos com mais vagas são Engenharia Informática (170), Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação (140), Direito (125), Medicina (120), Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores (88), Enfermagem (88), Economia (87) e Engenharia Mecânica (82). A novidade para 2019/20 é a licenciatura em Negócios Internacionais passar do regime pós-laboral para diurno. Os cinco cursos com horário pós-laboral são Contabilidade, Marketing, Música, Direito e Educação, englobando 168 vagas. Os dois últimos são também oferecidos em regime normal.
A UMinho considera esta aposta diversificada, flexível e adequada aos diferentes perfis de formação, etários e profissionais dos alunos que querem prosseguir estudos, especializar-se ou reorientar a sua formação. A oferta está distribuída pelos polos de Braga (Gualtar, Congregados) e de Guimarães (Azurém, Couros, AvePark). Os seus cursos de graduação mais recentes são Artes Visuais, Proteção Civil e Gestão do Território, Criminologia e Justiça Criminal, Engenharia Física, Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação, Teatro e Design de Produto.
A UMinho tem mais de 19.000 estudantes em cerca de 200 cursos de graduação e pós-graduação, 32 centros de investigação, 12 Escolas/Institutos, intercâmbios com 80 países, bolsas de excelência para os melhores alunos, 70 modalidades desportivas à escolha e uma vida académica vibrante.
Primeira fase de candidaturas até 6 de agosto
A primeira fase do concurso nacional de acesso decorre até 6 de agosto, sendo os resultados divulgados a 9 de setembro. Os candidatos com dúvidas nos procedimentos podem recorrer ao Gabinete de Apoio ao Acesso, nos Serviços Académicos da UMinho, no campus de Gualtar, através do telefone 253604590 ou do email acesso@saum.uminho.pt.
A segunda fase do concurso inclui as vagas sobrantes e decorre de 9 a 20 de setembro, sendo os resultados anunciados no dia 26 desse mês. Já a terceira e última fase, nos casos aplicáveis, realiza-se de 3 a 7 de outubro, conhecendo-se os resultados no dia 11 do referido mês.
Fonte: GCII