A sessão solene contou com a presença do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do Presidente do IE, Leandro Almeida, e da representante dos estudantes do IE, Mariana Monteiro.
Empossado presidente do IE no mês passado, Leandro Almeida aproveitou a data comemorativa para anunciar a classificação de “Muito Bom”, pela primeira vez, para os dois centros de investigação do Instituto “o que legitima a oferta do terceiro ciclo do IE a nível nacional e internacional”, afirmou.
O presidente do IE destacou ainda os resultados da 1.ª fase de candidatura aos vários cursos de mestrado que indiciam uma recuperação do número de candidatos em vários cursos, realçando, também, os vários projetos de interação com a sociedade, desenvolvidos pelo IE.
Como desafios do IE, Leandro Almeida elencou o desenvolvimento sustentável do Instituto, apontando a procura de um novo curso de licenciatura e a possibilidade de nova oferta formativa. O responsável apelou ainda à construção de pontes, em nome de “um Instituto mais desenvolvido e sustentável”.
O reitor Rui Viera de Castro invocou “um compromisso efetivo e solidário” em prol do futuro do IE que na sua avaliação, sempre teve um compromisso com o desenvolvimento institucional e a capacidade de congregação em torno de objetivos comuns.
Após um balanço dos últimos anos, o Reitor apontou direções possíveis para a superação dos desafios e desenvolvimento do Instituto em todos os seus âmbitos de atuação. “A circunstância atual requer um compromisso forte do Instituto de Educação e dos seus membros com o desenvolvimento de novos projetos através da articulação de novas possibilidades. Na educação, assegurar a participação ativa em projetos de formação pedagógica e no acompanhamento dos percursos académicos. Na investigação, consolidar o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e o Centro de Investigação em Educação (CIEd), através do reforço da sua presença nos programas europeus, estimulando práticas de natureza multidisciplinar. Na interação com a sociedade, incrementar a prestação de serviços ao terceiro setor e ao Estado”, apontou.
Texto e fotografia: Sandrine Souza