“Abrimos a Universidade não apenas ao público tradicional, que são os estudantes do ensino básico e secundário, mas a todas as pessoas. Para isso, considerou-se relevante apresentar a Universidade não só ao nível dos seus cursos, mas também de outras dimensões, através das atividades desportivas e culturais”, afirmou o coordenador do evento e pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa.
Com mais de mil inscritos, o evento, com atividades distribuídas nos campi de Gualtar e Azurém ofereceu dias intensos de oficinas, visitas a laboratórios, percursos multidisciplinares sobre alterações climáticas, exclusão social, mobilidade e transporte nas cidades, e ainda a feira educativa e mostra cultural, desportiva e empresarial.
A mostra educativa aconteceu nos três dias de evento, no Pavilhão Desportivo de Gualtar. Para além de apresentar as Escolas, Institutos, Centros de Investigação e Serviços da UMinho, teve como parte da programação, palestras e apresentações culturais, incluindo a hora do conto para crianças.
Joana Faria, estudante do 12.º ano esteve no UPA com o objetivo de obter informações que a ajudem a decidir o seu futuro profissional. “Estou com dúvidas na área que quero escolher, por isso, pensei que ver as opções que tenho para o futuro, falar com pessoas para esclarecer dúvidas seria uma boa ideia. Pretendo sair daqui com uma visão mais realista do que vou ter que enfrentar”, disse a visitante.
O objetivo do UPA é promover a interação da comunidade externa com a Universidade, para além da captação de novos alunos.
A edição do próximo ano já está a ser planeada.
Texto: Sandrine Souza