Informador
Academia, 21.05.2019 às 11:39
“O Informador e outros contos” apresentado na UMinho
O livro “O Informador e outros contos”, de Fernando Paulouro Neves, vai ser apresentado esta sexta-feira, dia 24 de maio, às 18h00, no salão nobre do Largo do Paço, em Braga. A sessão integra-se nas comemorações dos 45 anos do 25 de abril, promovidas pela Universidade do Minho, nas quais se insere a exposição patente na fachada do Largo do Paço e da Biblioteca Pública de Braga, da autoria do fotojornalista Alfredo Cunha.

Após a apresentação do livro terá lugar uma conversa entre o autor e Álvaro Laborinho Lúcio, ex-ministro da Justiça e também escritor, onde serão partilhadas memórias dos tempos que antecederam a Revolução de Abril em Portugal. Esse momento contará com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e da vice-reitora para a Cultura e Sociedade, Manuela Martins.

A obra “O informador e outros contos” reúne 20 narrativas de personagens de um mundo imaginário, que mergulham na memória de um Portugal sem liberdade e direitos. O livro recebe o nome de um dos contos incluídos na coletânea, retratando um sujeito que se torna informador da polícia política e que atinge uma posição destacada na organização.

Fernando Paulouro Neves nasceu no Fundão em 1947. Licenciado em História, é jornalista e escritor, tendo sido diretor do “Jornal do Fundão”. Foi colaborador de diversos jornais e revistas, dirigiu e colaborou em suplementos literários, aninou debates, escreveu prefácios e ensaios e é autor de vários livros, estando representado em diversas coletâneas, designadamente nos volumes “Identidades Fugidias”, coordenados por Eduardo Lourenço e na obra “A Mãe na Poesia Portuguesa”, organizada pelo poeta Albano Martins, tendo sido agraciado com vários prémios.

Fonte: GCII

Arquivo de 2019