Decorrida pelas 12 horas, na sala de Atos do ICS, no campus de Gualtar, em Braga, na sessão tomaram posse para além da presidente, as vice-presidentes Paula Remoaldo, Madalena Oliveira e Maria do Carmo Ribeira.
Helena Machado substitui Helena Sousa no cargo, afirmando como prioridades para o seu mandato, a investigação e projetos novos de ensino “projetos de ensino que correspondam às reais necessidades”, disse. Comprometendo-se com uma maior “proximidade, diálogo e solidariedade institucional” como princípios orientadores da relação da presidência com as subunidades orgânicas”.
Mudanças no quadro legislativo e institucional no âmbito das reformas em curso colocam as universidades portuguesas num momento particularmente desafiador para gerir recursos humanos e financeiros. “Teremos que fazer opções estratégicas, aprofundar a qualidade do nosso ensino, reconhecer e valorizar de facto a investigação científica, aproveitar as oportunidades criadas pelas medidas de reforço do emprego científico e de combate a precariedade”, aponta Helena Machado como pensamento da gestão para enfrentar o cenário.
Diante dos desafios e mudanças, Rui Vieira de Castro propõe a afirmação da relevância do ensino superior e da investigação junto da comunidade externa: “Precisamos promover, com os nossos cidadãos, informação relevante que traduza os ganhos para as famílias que podem decorrer da frequência no ensino superior”.
O Reitor assegurou ainda que o nascimento do Centro Multimédia no campus de Gualtar, um investimento que rondará o milhão de euros por parte da UMinho, obra que deverá iniciar no segundo semestre de 2019 e estar concluída em 2021.
Segundo a presidente, será uma infraestrutura para “desenvolvimento de trabalhos experimentais na área da cultura digital”.
O ICS é uma das escolas fundadoras da UMinho que completará 43 anos em 2019. Com um total de 1337 estudantes, 79 docentes e 16 funcionários, o Instituto conta com a oferta seis licenciaturas, nove mestrados e sete doutoramentos.
Texto e fotografia: Sandrine Souza