UMdicas_NG_EmbaixadorJapão (44)
Academia, 10.04.2019 às 08:56
Embaixador do Japão encerrou “Semana Japonesa” na UMinho
O embaixador do Japão em Portugal, Jim Niimi esteve no passado dia 5 de abril na Universidade do Minho para o encerramento da “Semana Japonesa”, onde apresentou a palestra intitulada "Relação bilateral Japão-Portugal: seis séculos de intercâmbio e o alargamento das relações nos últimos anos com ênfase nas relações económicas”, durante a qual destacou os factos que uniram e unem os dois países.

A “Semana Japonesa” ficou marcada por diversas atividades durante toda a semana, encerrando na sexta-feira, dia 5, com a visita de Jim Niimi que reuniu com o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e com o presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), João Cardoso Rosas.

Durante a palestra, decorrida no auditório do ILCH, o embaixador do Japão em Portugal elogiou o nosso país afirmando “gosto muito de Portugal, é uma honra estar nesta Semana Japonesa”.

Realçando os acontecimentos históricos que fazem da relação entre os dois países uma história com quase 500 anos, iniciada em 1543, ano em que os marinheiros portugueses chegaram ao Japão pela primeira vez, Jim Niimi salientou, sobretudo, a cooperação de âmbito político entre os dois países; os negócios desenvolvidos por empresas japonesas em Portugal, que nos veem como um país atrativo a vários níveis; a expectativa de expansão de empresas portuguesas no Japão; a importância do Acordo de Parceria Económica entre o Japão e a União Europeia, o qual beneficia Portugal em vários aspetos, tais como: eliminação ou redução das tarifas sobre os produtos portugueses exportados para o Japão; proteção das demarcações geográficas de produtos especiais como vinho do Porto e vinho da Madeira; eliminação das taxas aduaneiras, etc.

O embaixador ressaltou ainda que Portugal e o Japão são dois países muito turísticos, com fortes ligações culturais, apontando as estatísticas que confirmam o aumento de turistas portugueses no Japão (quase triplicou nos últimos 5 anos), bem como o aumento de turistas japoneses em Portugal (quase duplicaram nos últimos 5 anos).

A comitiva do embaixador do Japão em Portugal aproveitou a visita ao ILCH para promover bolsas de estudo para alunos que pretendam frequentar mestrados ou doutoramentos em academias no Japão, explicando Yuka Iwanami, secretária do embaixador, que em dezembro irão abrir três vagas para estas bolsas que terão a duração de três anos. O programa conta com um orçamento de 1000 euros para fazer face às despesas, sendo que os estudantes estão isentos de propinas.

Segundo Yuka Iwanami, a Universidade do Minho foi a escolhida para apresentar estas bolsas, pois, trata-se da única Universidade do país com curso de japonês.

Texto: Ana Marques

Arquivo de 2019