3BB (43)
Academia, 29.03.2019 às 17:01
Marcelo Rebelo Sousa visita 3B’s e deixa elogios à “excelência da investigação” do grupo
O Presidente da República destacou o caráter pioneiro e diferenciador do grupo 3B’s (Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos ) da Universidade do Minho. Após uma visita à sede deste grupo, na data em que o mesmo celebrou 20 anos, Marcelo Rebelo de Sousa salientou a “excelência na investigação e internacionalização” que pauta o dia-a-dia do grupo, sublinhando aquela que considera ser a mais-valia académica no trabalho de investigação" que o mesmo garante.

Otimista face ao futuro, o Presidente da República destacou "a inovação e a mobilização de gente muito jovem", garantindo que , desta forma, “há muito futuro à frente".

A data de celebração dos 20 anos do grupo 3B’s serviu ainda para assinalar o primeiro aniversário do Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (I3Bs) da UMinho. A cerimónia, que teve lugar no Ave Park, contou com um “presente” anunciado por Rui Vieira de Castro, Reitor da UMinho, afirmando que ainda este ano serão abertas vagas para fazer face ao maior problema do grupo, o défice de recursos humanos.

A presidente do I3Bs, Manuela Gomes, explica que existem "investigadores e técnicos administrativos e superiores que já trabalham no grupo há vários anos" sendo necessário "analisar bem e fazer um programa de contratação, ao longo deste ano". Uma solução confirmada por Manuela Gomes que afirmou que, ainda em 2019, deverá ser possível "criar vagas para essas categorias e, ao mesmo tempo, dar perspetivas de evolução nessas carreiras".

O I3B’s passará a curto prazo a contar com um novo edifício que será denominado Instituto Cidade de Guimarães de Materiais Biomédicos Avançados, numa parceria entre a UMinho e a Câmara Municipal de Guimarães. Esta nova infraestrutura será também a sede do "The Discoveries Center”, um novo centro de excelência a criar no âmbito do financiamento europeu do H2020 do programa Teaming, que conta com um financiamento de 15 milhões de euros.

Fonte: GCII

Fotografia: Nuno Gonçalves

Arquivo de 2019