UMdicas_NG_EticaConferencia2019 (58)
Academia, 21.03.2019 às 10:01
Código de Conduta Ética no ensino superior esteve em discussão na UMinho
Realizou-se no passado dia 15 de março, pelas 14h30, no campus de Gualtar, em Braga o fórum “O Código de Conduta Ética em Instituições de Ensino Superior”. A iniciativa pretendeu ser sobretudo, um espaço de reflexão e contribuir para a atualização e consolidação do Código de Conduta Ética da UMinho.

Promovida pelo Conselho de Ética da Universidade do Minho (CEUMinho), a iniciativa contou com o apoio do Conselho Geral e da Reitoria da UMinho.

A exposição de ideias, o debate e a reflexão sobre o que é ou deverá ser o Código de Conduta Ética em Instituições de Ensino Superior, como promover a conduta ética no interior destas, quais as ideias da comunidade académica sobre o tema, foram alguns dos focos da sessão, para os quais se procurou resposta.

A sessão contou com a presença da Vice-Reitora da UMinho, Laurinda Leite, da Presidente do Conselho de Ética da UMinho, Graciete Dias, Ana Sofia Carvalho, Diretora do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, Maria do Céu Patrão Neves, Professora Catedrática de Ética na Universidade dos Açores, Cecília Leão, Vice-Presidente do Conselho de Ética da UMinho, Victor Soares, membro do Conselho Geral da UMinho e João Rocha, Vice-Presidente da Associação Académica da UMinho.

Sendo a principal função do Conselho de Ética, emitir pareceres éticos de apoio à conceção e acompanhamento de políticas e ações de salvaguarda dos princípios éticos e deontológicos nas áreas da investigação científica, do ensino, da interação com a sociedade e do funcionamento geral da Universidade, o CEUMinho, e como referiu a Presidente, Graciete Dias “não parte do zero e conta com uma experiência de cerca de oito anos da Comissão de Ética da UMinho”, pelo que o objetivo é agora “melhorar o Código de Conduta Ética da UMinho existente”, afirmou a Vice-Reitora, Laurinda Leite.

Da exposição de ideias e debate com a audiência presente, a qual incluiu professores, investigadores, trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão e estudantes de graduação e pós-graduação, destacaram-se algumas ideias, tais como o facto de que o tema deve envolver a comunidade, deve ser discutido no seu seio, sendo que foi sugerido que se começasse por um estudo estatístico sobre a ética na UMinho.

Evidente, ficou também a ideia de que o importante não é haver um documento sobre ética, mas principalmente, que as instituições de ensino superior tenham uma cultura ética, uma cidadania responsável. Para isso, devem formar para a cidadania, devem caminhar para a literacia, para uma cultura ética.

Texto: Ana Marques

Fotografia: Nuno Gonçalves

Arquivo de 2019