O Presidente da República destacou o caráter pioneiro e diferenciador do grupo 3B’s (Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos ) da Universidade do Minho. Após uma visita à sede deste grupo, na data em que o mesmo celebrou 20 anos, Marcelo Rebelo de Sousa salientou a “excelência na investigação e internacionalização” que pauta o dia-a-dia do grupo, sublinhando aquela que considera ser a mais-valia académica no trabalho de investigação" que o mesmo garante.
A Universidade do Minho (UMinho) foi palco, mais uma vez, da Campanha de Dádivas de Sangue e Recolha de Sangue para Análise de Medula, que decorreu nos passados dias 19 e 26 de março, nos campi de Azurém e Gualtar respetivamente. As duas colheitas conseguiram um total de 341 Dadores Inscritos.
Nos próximos dias 29, 30 e 31 de Março, a ARCUM (Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho), juntamente com a Tuna Universitária do Minho, em parceria com a Cruz Vermelha de Braga, voltam para mais uma recolha de alimentos no Braga Parque.
Os interessados em ingressar na Universidade do Minho através do concurso especial para maiores de 23 anos podem inscrever-se nas respetivas provas até 27 de março. O concurso destina-se a indivíduos maiores de 23 anos que não possuam habilitação de acesso ao ensino superior, conforme estipulado no Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de março. As provas realizam-se de acordo com regulamento próprio, homologado pelo Despacho RT-09/2014, de 18 de fevereiro de 2014.
Face à catástrofe natural que está a afetar gravemente Moçambique e do comunicado, em anexo, enviado pela Embaixada da República de Moçambique em Lisboa, venho por este meio informar que a Universidade do Minho se associa à Cruz Vermelha Portuguesa na recolha de donativos para a população moçambicana.
Realizou-se no passado dia 15 de março, pelas 14h30, no campus de Gualtar, em Braga o fórum “O Código de Conduta Ética em Instituições de Ensino Superior”. A iniciativa pretendeu ser sobretudo, um espaço de reflexão e contribuir para a atualização e consolidação do Código de Conduta Ética da UMinho.
O Grupo 3B’s da Universidade do Minho é um dos dez fundadores do projeto ‘Restore’, que ambiciona desenvolver na próxima década terapias avançadas capazes de curar doenças crónicas e colocar a Europa na vanguarda a nível mundial. O projeto acaba de ser selecionado como finalista do programa ‘Large-Scale Research Initiative’ (anterior FET Flagship), podendo vir a obter um financiamento de até mil milhões de euros da Comissão Europeia (500 milhões de euros) e de outras entidades.
O Conselho de Ética da Universidade do Minho (CEUMinho) promove esta sexta-feira, dia 15, às 14h30, no auditório B2 do campus de Gualtar, em Braga, o fórum “O Código de Conduta Ética em Instituições de Ensino Superior”. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Geral e da Reitoria da UMinho e tem entrada livre.