A Fibrenamics Green vai dedicar o mês de junho à promoção de um conjunto de atividades relativas à Economia Circular. De 1 a 29 de junho serão diversas as iniciativas que irão aliar a valorização de resíduos, ao design, engenharia e criatividade.
Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), no âmbito da implementação do seu Plano Estratégico de Sustentabilidade, elaboraram um inquérito com o objetivo de avaliar a perceção dos seus colaboradores e stakeholders relativamente a quais deverão ser as prioridades ambientais, sociais e económicas dos SASUM.
A Universidade do Minho celebrou no passado dia 16 de maio, a atribuição do “Harvey Engineering Research Award” a Rui L. Reis, diretor do Grupo 3B’s do Instituto de Investigação em Biomateriais, Biomiméticos e Biodegradáveis e vice-reitor para a Investigação e Inovação da Universidade do Minho.
O Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho celebrou o seu 43º aniversário no passado dia 21 maio, um dia repleto de atividades, contando a cerimónia solene com a intervenção do presidente do Instituto que assinalou a captação de novos públicos como uma das principais estratégias.
O mês de maio trouxe mais uma edição das Monumentais Festas do Enterro da Gata, este ano com o tema “A Gata quer Casa”, alusivo à dificuldade dos estudantes da academia para encontrar alojamento e à necessidade de construir uma nova sede para a Associação Académica (AAUM). Como habitualmente, o primeiro dia foi dedicado ao tradicional cortejo noturno do Velório da Gata e às Serenatas, abrindo as festividades para as sete noites de folia na Alameda do Estádio Municipal de Braga.
Decorrem as inscrições para as atividades da 11ª edição do "Verão no Campus", um programa da UMinho destinado a estudantes do 9º ao 12º anos de escolaridade. Esta iniciativa visa promover a cultura, a ciência, a arte e as letras junto dos mais jovens, ajudando-os nas suas escolhas para o ensino superior.
O diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM), Eloy Rodrigues, acaba de ser eleito presidente da Confederação de Repositórios de Acesso Aberto (COAR) para o triénio 2018-2021. Esta é a única associação mundial na área e junta mais de cem universidades, organismos governamentais e outras instituições de 36 países de todos os continentes. Os repositórios científicos recolhem e dão acesso aos resultados de investigação de todo o mundo. A COAR quer afirmá-los como infraestrutura fundamental para a criação, preservação e difusão do conhecimento da humanidade.
Até dia 19 de maio, vai ter lugar na Universidade do Minho o debate sobre "Recrutamento e formação dos melhores professores: política, profissionalismo e pedagogia", com o objetivo de construir diretrizes para a Task Force da UNESCO, que está a repensar o futuro nesta área, no âmbito da Agenda 2030.
Os dias 7, 8 e 9 de maio ficaram marcados pela 2ª edição do EMPOWER Minho, uma iniciativa da Young Minho Enterprise (YME) que em conjunto com vários núcleos da Universidade do Minho pretendem promover a interação entre os estudantes da UMinho, empresas e profissionais das mais diversas áreas.
A Universidade do Minho abriu as suas portas de 19 a 21 de abril num "Open Weekend" que mostrou a academia tal como ela é a centenas de curiosos de várias idades. Acompanhados por docentes, orientadores, amigos ou familiares, chegaram não só de Braga, mas também dos distritos do Porto, Aveiro, Viana do Castelo, Vila Real e Coimbra. O programa de três dias contou com cerca de 80 atividades, como experiências, demonstrações científicas, workshops, palestras, visitas e desafios.