A sessão contou com a presença, da parte da UMinho, do Reitor, Rui Vieira de Castro, do Vice-Reitor, Rui Reis, do Pró-Reitor, Filipe Vaz, da Pró-Reitora, Carla Martins, e, da parte da USP, do Presidente da Agência de Cooperação Académica Nacional e Internacional da USP, Raul Machado Neto, que são em conjunto responsáveis pela implementação do protocolo de colaboração e pelo edital UMinho/USP.
Para Rui Reis, o acordo “é para nós algo extremamente estratégico”, sendo a ideia “cobrir todas as áreas científicas”. Segundo o mesmo, cada universidade financiará o protocolo com cerca de 35 000 euros, sendo que os projetos poderão ser elegíveis para financiamento adicional através de uma terceira fonte de financiamento. Os projetos terão de ser obrigatoriamente conjuntos entre as duas instituições, caso contrário serão rejeitados, sendo que será dada prioridade à investigação multidisciplinar.
No caso da UMinho o projeto poderá financiar professores, investigadores e estudantes de pós-graduação. No caso da USP, apenas docentes e estudantes de pós-graduação poderão ter acesso.
O acordo assinado terá a duração de 3 anos.
Texto: Ana Coimbra
Fotografia: Nuno Gonçalves