UMDicas_NG_MelhoresAlunosS2018 (42)
Academia, 20.12.2018 às 15:13
Melhores estudantes das escolas secundárias vieram conhecer a UMinho
A Universidade do Minho (UMinho) trouxe até si cerca de 170 dos melhores estudantes de algumas das escolas secundárias dos distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real, para durante três dias conhecerem a Academia, terem algumas experiências, incentivando-os dessa forma a fazer formação superior de qualidade e investigação de ponta.

A iniciativa decorreu entre os dias 17 e 19 de dezembro, durante os quais os estudantes do 11º e 12º anos, vindos de meia centena de escolas da região norte do país, tiveram a oportunidade de experimentar ser estudantes e investigadores, de desenvolver atividades nas suas áreas científicas de eleição, tais como nas áreas de ciências, direito, medicina, ciências sociais, enfermagem, economia e gestão, engenharia, psicologia, letras e ciências humanas. Sendo que alguns deles juntaram-se mesmo à Orquestra e ao Coro de Alunos da Licenciatura em Música da UMinho para um concerto de Natal.

“Parabéns por terem cá chegado”, transmitiu o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa na sessão de acolhimento, frisando que “vocês estão cá por mérito”. Transmitindo algumas informações sobre a Academia, o responsável garantiu que a UMinho se preocupa em trazer os estudantes para a Universidade, mas mais ainda, em os acolher da melhor forma.

Após três dias de muitas atividades, de conhecerem os Campi da Universidade, as suas instalações, os seus serviços, as pessoas que nela trabalham e investigam, os cerca de 170 estudantes estiveram na sessão de encerramento com o reitor Rui Vieira de Castro, que fez questão de realçar e reconhecer a qualidade destes estudantes e futuros universitários, sublinhando que a iniciativa “O Melhor Estudante na UMinho” tem como objetivos mostrar a Universidade e o que esta tem para oferecer “acreditamos que a Universidade vos pode oferecer oportunidades únicas na vossa formação superior”, disse. Outro dos objetivos assumido pelo Reitor é que com estas atividades, os estudantes interiorizem que “a formação superior adquirida na Universidade é uma mais-valia para a vossa vida”, afirmou.

Rui Vieira de Castro realçou ainda o facto de que “estar na Universidade não é apenas estudar “a nossa preocupação aqui é a formação integral das pessoas”, acrescentando que no final da formação “queremos que saiam tecnicamente e cientificamente qualificados, mas também que saiam melhores cidadãos, o nosso objetivo é formar pessoas na sua integralidade”, transmitiu.

Texto: Ana Coimbra
Fotografia: Nuno Gonçalves

Arquivo de 2018