UMdicas_NG_41AAUM (87)
Academia, 21.12.2018 às 16:22
AAUMinho celebrou 41 anos… e voltou a pedir uma nova sede!
A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) celebrou, no passado dia 19 de dezembro, o seu 41º aniversário numa cerimónia que decorreu na Reitoria da UMinho e onde, mais uma vez, Nuno Reis, presidente da academia minhota, reclamou por uma nova sede.


São 41 anos de uma história em prol da defesa dos interesses dos estudantes, 41 anos de espírito interventivo, 41 anos de uma voz irreverente, inconformada e que teima (como assim o deve ser) em lutar por um Ensino Superior melhor, por uma sociedade melhor!

A celebração deste aniversário teve início logo pelas 16h30 com a realização da Tertúlia 2Share Talentos Alumni, sobre a temática das saídas profissionais e empreendedorismo.  Alexandre Mendes, Diretor Executivo da Startup Braga e Fundador da SkillsLab, foi um dos participantes mais interventivos nesta tertúlia e levantou a questão que acabaria por se tornar central neste debate de ideias: “Queremos ser parte da solução ou do problema?”

Laborinho Lúcio, que mais tarde viria a receber a distinção de Sócio Honorário da AAUM, foi uma das vozes mais interventivas no debate e, como é seu apanágio, fê-lo de uma forma eloquente.

Terminada a tertúlia, foi tempo para os discursos oficiais, discursos que tiveram inicio com a intervenção do Presidente da AAUMinho, Nuno Reis. O estudante de Engenharia e Gestão Industrial trouxe à baila um dos “temas quentes” do momento: o alojamento.
Recordando que as duas infraestruturas oferecidas pela tutela à UMinho (Escola D. Luís de Castro e as instalações do Distrito de Recrutamento Militar, na Rua Bernardo Sequeira) para serem reconvertidas em residências universitárias nunca serão soluções para 2019, afirmou que “é necessário um compromisso do Estado e vontade dos municípios para continuar a haver uma pressão para que haja soluções com a maior brevidade possível”.

Reis deu ainda amplo destaque à questão da tão almejada sede da AAUM, apontando como possível solução para este imbróglio a cedência dos terrenos junto ao antigo Hospital Psiquiátrico, contíguos ao campus de Gualtar.

Terminada esta intervenção, teve início a homenagem ao novo sócio honorário da AAUMinho, Álvaro Laborinho Lúcio. O momento ficou marcado pela apresentação elogiosa do antigo Reitor e também Sócio Honorário, António Cunha, com quem durante dois mandatos esteve lado a lado na condução dos destinos da UMinho.

Após a entrega do diploma, pelas mãos de Nuno Reis, coube ao antigo Presidente do Conselho Geral brindar o Salão Nobre da Reitoria com mais uma intervenção memorável.

Recordando a sua famosa frase proferida naquele mesmo salão em 2014 - “Uma Associação Académica deve ser como um beijinho com bigode… tem que fazer cócegas” - Laborinho Lúcio pediu agora aos estudantes que sejam “um beijo com barba”. Para o Juiz Conselheiro Jubilado, agora e mais que nunca, a voz dos estudantes tem que ser ainda mais critica, mais interventiva, mais acutilante.

No decorrer do seu discurso, o novo sócio honorário, dando uma demonstração de grande humildade e sentido de missão, deixou o seguinte apontamento: “O facto de a Associação Académica ter deliberado que o ex-presidente do Conselho Geral passaria a ser sócio honorário, é um reconhecimento ao trabalho do Conselho Geral. É uma homenagem a todos os membros do Conselho Geral.”

A cerimónia terminou com os discursos no atual Presidente do Conselho Geral, Luís Valente de Oliveira, e do Reitor, Rui Vieira de Castro.

A festa do 41º aniversário continuou no Restaurante Panorâmico no Campus de Gualtar, tendo terminado em beleza no Salão Medieval da Reitoria com o concerto de Samuel Úria.

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

Arquivo de 2018