São 41 anos de uma história em prol da defesa dos interesses dos estudantes, 41 anos de espírito interventivo, 41 anos de uma voz irreverente, inconformada e que teima (como assim o deve ser) em lutar por um Ensino Superior melhor, por uma sociedade melhor!
A celebração deste aniversário teve início logo pelas 16h30 com a realização da Tertúlia 2Share Talentos Alumni, sobre a temática das saídas profissionais e empreendedorismo. Alexandre Mendes, Diretor Executivo da Startup Braga e Fundador da SkillsLab, foi um dos participantes mais interventivos nesta tertúlia e levantou a questão que acabaria por se tornar central neste debate de ideias: “Queremos ser parte da solução ou do problema?”
Laborinho Lúcio, que mais tarde viria a receber a distinção de Sócio Honorário da AAUM, foi uma das vozes mais interventivas no debate e, como é seu apanágio, fê-lo de uma forma eloquente.
Terminada a tertúlia, foi tempo para os discursos oficiais, discursos que tiveram inicio com a intervenção do Presidente da AAUMinho, Nuno Reis. O estudante de Engenharia e Gestão Industrial trouxe à baila um dos “temas quentes” do momento: o alojamento.
Recordando que as duas infraestruturas oferecidas pela tutela à UMinho (Escola D. Luís de Castro e as instalações do Distrito de Recrutamento Militar, na Rua Bernardo Sequeira) para serem reconvertidas em residências universitárias nunca serão soluções para 2019, afirmou que “é necessário um compromisso do Estado e vontade dos municípios para continuar a haver uma pressão para que haja soluções com a maior brevidade possível”.
Reis deu ainda amplo destaque à questão da tão almejada sede da AAUM, apontando como possível solução para este imbróglio a cedência dos terrenos junto ao antigo Hospital Psiquiátrico, contíguos ao campus de Gualtar.
Terminada esta intervenção, teve início a homenagem ao novo sócio honorário da AAUMinho, Álvaro Laborinho Lúcio. O momento ficou marcado pela apresentação elogiosa do antigo Reitor e também Sócio Honorário, António Cunha, com quem durante dois mandatos esteve lado a lado na condução dos destinos da UMinho.
Após a entrega do diploma, pelas mãos de Nuno Reis, coube ao antigo Presidente do Conselho Geral brindar o Salão Nobre da Reitoria com mais uma intervenção memorável.
Recordando a sua famosa frase proferida naquele mesmo salão em 2014 - “Uma Associação Académica deve ser como um beijinho com bigode… tem que fazer cócegas” - Laborinho Lúcio pediu agora aos estudantes que sejam “um beijo com barba”. Para o Juiz Conselheiro Jubilado, agora e mais que nunca, a voz dos estudantes tem que ser ainda mais critica, mais interventiva, mais acutilante.
No decorrer do seu discurso, o novo sócio honorário, dando uma demonstração de grande humildade e sentido de missão, deixou o seguinte apontamento: “O facto de a Associação Académica ter deliberado que o ex-presidente do Conselho Geral passaria a ser sócio honorário, é um reconhecimento ao trabalho do Conselho Geral. É uma homenagem a todos os membros do Conselho Geral.”
A cerimónia terminou com os discursos no atual Presidente do Conselho Geral, Luís Valente de Oliveira, e do Reitor, Rui Vieira de Castro.
A festa do 41º aniversário continuou no Restaurante Panorâmico no Campus de Gualtar, tendo terminado em beleza no Salão Medieval da Reitoria com o concerto de Samuel Úria.
Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves