Reitoria (71)
Academia, 30.11.2018 às 10:58
UMinho tem 4 cientistas na lista dos 10 altamente citados a trabalhar em Portugal
Nuno Peres, físico da Universidade do Minho, é o cientista a trabalhar em Portugal cujas publicações são mais citadas no mundo por outros investigadores. A confirmação é dada pela lista “Highly Cited Researchers 2018”, da norte-americana Clarivate Analytics, que inclui cerca de 4000 cientistas de todo o mundo, havendo 14 em Portugal, mais oito do que na edição do ano passado. Cada artigo de Nuno Peres foi citado em média 314 vezes, num total de 24.508 citações nos últimos 12 anos. 

A UMinho passa também a estar representada nesta lista por José Teixeira (o segundo mais citado dos investigadores a trabalhar em Portugal), António Vicente e Miguel Cerqueira na área das ciências agrárias, confirmando que a estratégia da instituição tem sido bem-sucedida, em particular pelos seus centros de Física e de Engenharia Biológica, os quais intensificaram esforços em investigação e aumentaram a sua visibilidade internacional.

A lista incide apenas sobre os artigos altamente citados, que representam 1% do que se publica no mundo em 21 áreas científicas. É elaborada pela Clarivate Analytics, que adquiriu as bases Web of Science e Thomson Reuters. A presença de investigadores nacionais tem muita relevância, pois constitui um indicador da qualidade e do impacto internacional da ciência feita em Portugal.

Lista “Highly Cited Researchers 2018” em hcr.clarivate.com (pesquisar “Portugal”)

Fonte: GCII

Arquivo de 2018