No “Berço da Nação”, a Universidade do Minho premiou o que de melhor é realizado pelas autarquias nacionais ao nível do desenvolvimento de projetos de boas práticas municipais. Das 56 candidaturas apresentadas, o júri selecionou 35 que posteriormente foram divididas por nove categorias.
Na categoria de “Município com mais de 20000 habitantes”, o projeto “School Bus” apresentado pelo Município de Braga foi o grande vencedor.
O ‘School Bus’ é um projeto que visa reduzir o congestionamento automóvel no perímetro das escolas da malha urbana da cidade - com uma ligação a estabelecimentos de ensino feita a partir das quatro principais entradas de Braga, com interfaces na Av. Robert Smith, em Maximinos, na Variante do Fojo e junto ao Estádio Municipal.
Para Ricardo Rio, Presidente do Município Bracarense, este prémio é “um motivo de orgulho”, tendo um cunho diferenciador pelo seu impacto: desviar o trânsito do centro da cidade e criar uma cultura de mobilidade através dos transportes públicos nos jovens.
Na categoria de “Município com menos de 20000 habitantes”, foi mesmo preciso ir às bruxas para encontrar o vencedor! O projeto do Município de Montalegre, “Sexta-Feira 13 – Noites das Bruxas”, foi o grande vencedor nesta categoria.
Muito mediático, este projeto viu também desta forma reconhecido todo o seu valor no desenvolvimento que traz às terras de Barroso.
Para Orlando Alves, Presidente da Câmara de Montalegre, este prémio é o “reconhecimento de um trabalho multifacetado e multidireccionado e com o envolvimento de muitas pessoas nesta Sexta-Feira 13”.
No próximo ano cabe ao Município de Braga acolher a edição dos Prémios UMCidades.
Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves