WUD_2018_CCG
Academia, 05.11.2018 às 10:31
O Centro de Computação Gráfica celebra o Dia Mundial da Usabilidade em dose dupla!
O Domínio de Investigação aplicada PIU: Perception, Interaction and Usability, do Centro de Computação Gráfica (CCG) assinala, nos próximos dias 8 e 9 de novembro, o Dia Mundial da Usabilidade 2018, com a realização de uma conferência e de um open day.



Esta quarta edição do evento organizado pelo CCG está subordinada ao tema: “Designing for Good or Evil?”, e contará com a presença de peritos nacionais e internacionais, que versarão a importância do trabalho centrado no utilizador para a usabilidade de qualquer produto ou serviço.

O processo de design tem uma enorme influência no comportamento das pessoas: se por um lado um bom processo, centrado em quem vai utilizar o produto, provoca experiências positivas e memoráveis ao utilizador, por outro, um mau trabalho de design causa problemas e dores de cabeça ao utilizador.

A conferência tem lugar no dia 8 das 09h30 às 17h00, no auditório 0.10 da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, campus de Azurém, em Guimarães.

Já o open day decorre no dia 9, nas instalações do CCG, no mesmo campus da universidade, das 9h30 às 17h00, para mostrar o que de melhor se realiza em termos de trabalho de usabilidade.

O WUD 2018 destina-se a prestadores de serviços, profissionais de fatores humanos, tecnólogos, designers e apaixonados por usabilidade.

As inscrições nestas atividades são gratuitas e realizadas online através do site oficial do evento.

Com o cofinanciamento do Programa Operacional Norte2020, e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no contexto de ações Transferência de conhecimento científico e tecnológico do CCG, o evento incluirá intervenções de Carlos Silva (CCG); Ana Correia de Barros (Fraunhofer Portugal), Bruno Giesteira (Universidade do Porto), Paula Trigueiros (Universidade do Minho), Ricardo Ferreira (Outsystems), Bruno Monteiro (LABx), Diogo Lopes (Adapttech), Ana Parada (advert.io), Alison Burrows (University of Bristol) e Andy Schaudt (VTTI).

O keynote speaker desta conferência será Andy Schaudt que nos apresentará “The Good, the Bad and the Automated”, uma conversa focada no contexto automóvel, sobre como um desenho focado na experiência é a chave para a adoção (ou não) da automação no nosso dia a dia.

Programa Conferência WUD 2018, 8 novembro – Designing for Good or Evil?

9h30 Check-in
10h00 WUD 2018 Opening session
Carlos Silva, Development Coordinator of Perception, Interaction and Usability, CCG

Session 1: Health and medical devices
10h15 Ana Correia de Barros, Head of Human-Centered Design, Fraunhofer AICOS
10h35 Diogo Lopes, Lead Designer, Adapttech

11h00 Coffee-break

Session 2: People-centered products and services I
11h20 The evilness of The Design of Everyday Things (EN). Bruno Giesteira, Design Department, University of Porto
11h40 Build a Product Design Team, Build a Product Your Users Love (EN). Ricardo Ferreira, Principal Product Designer, Outsystems
12h00 Bruno Monteiro, LabX, Laboratório de Experimentação da Administração Pública

12h20 Lunch break

Session 3: People-centered products and services II
14h00 Paula Trigueiros, Escola Arquitetura, Universidade do Minho
14h20 Ana Parada, Product Designer, advert.io
14h40 Alison Burrows, Senior Research Associate in User-Centred Design, University of Bristol

15h00 Coffee-Break

Session 4: Keynote Speaker
15h30 The Good, the Bad and the Automated (EN). Andy Schaudt, Project Director Automated Vehicle Systems, Virginia Tech Transportation Institute
16h20 Closing session + Visit to CCG

O Dia Mundial da Usabilidade (World Usability Day) celebra-se desde 2005 por todo o mundo com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da Usabilidade na Tecnologia, Educação, Saúde, Comunicação, Privacidade e Entretenimento.

Website do evento: http://wud.eventos.ccg.pt/
Video do Domínio PIU: https://www.youtube.com/watch?v=L6qOYsFPENo

Fonte: CCG

Arquivo de 2018