Laurinda Leite nasceu em 1960 em Fafe, no distrito de Braga. Licenciou-se em Ensino de Física e Química na UMinho, fez o mestrado em Educação em Ciências na Universidade de Londres e doutorou-se em Ciências da Educação - Metodologia do Ensino das Ciências na UMinho.
Na Universidade, foi membro do Conselho Geral, do Senado, do Conselho Académico e da Comissão de Ética. No Instituto, foi vice-presidente, diretora dos departamentos de Metodologias da Educação e de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão, presidente do Conselho Pedagógico, diretora do Centro de Investigação em Educação, diretora de curso e coordenadora de especialidade de doutoramento.
Coordenou ainda o desenho e a implementação dos mestrados em Ensino na UMinho e envolveu-se ativamente na criação de cursos de ensino a distância nesta instituição, bem como na dinamização de ações de formação contínua. Desde 2015, coordena o Projeto de Reforma Curricular do Ensino Básico da Guiné-Bissau. Os seus interesses de investigação centram-se na área da educação em ciências para a sustentabilidade, focando problemáticas relativas ao ensino e à aprendizagem das ciências, à formação de professores de ciências e aos recursos didáticos. Para além de 90 textos publicados em atas, o seu currículo inclui 38 artigos científicos, 16 capítulos de livro e a edição de oito livros e atas de reuniões científicas. Foi também membro da comissão instaladora da Sociedade Portuguesa de Educação em Ciências (APEduC) e é presidente da mesa da assembleia geral da APEduC e membro da Association for Teacher Education in Europe.
Fonte: GCII