UMDicas_NG_Tomada_VR_LL (12)
Academia, 15.11.2018 às 09:59
Laurinda Leite é a nova vice-reitora para a Educação
Laurinda Leite, professora catedrática do Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho, tomou posse, no passado dia 7 de novembro, como vice-reitora para a Educação, afirmando ser um pelouro de muito “desassossego e responsabilidade”.

Decorrida no salão nobre da UMinho, no Largo do Paço, em Braga, a cerimónia ficou marcada por discursos que apontaram os grandes desafios desta vice-reitoria, principalmente por ser um pelouro permanentemente envolvido em processos de criação e avaliação de cursos, mas também de restruturação dos mesmos. Um pelouro com grande responsabilidade no conhecimento que é produzido na Universidade, mas também na disseminação desse conhecimento.

Sobre os desafios desta vice-reitoria, Laurinda Leite considerou que “melhorar a qualidade da educação pode ter significados diferentes para os diversos ciclos formativos”. Apontando que ao nível do 1º ciclo pode significar “adequar a oferta de formação inicial de modo a atender à crescente diversidade de interesses e características dos jovens que chegarão à Universidade”. Para o 2º ciclo, a responsável refere que pode “significar ser capaz de captar cada vez mais estudantes de outras universidades que na UMinho vejam uma instituição capaz de lhe dar competências para um bom desempenho profissional e assim motivar os já nossos estudantes, não apenas para serem bons, mas para serem excelentes de modo a continuarem connosco”. Ao nível do 3º ciclo, afirma que “deve significar serem capazes de captar os melhores estudantes a nível internacional e de lhes dar condições para que durante os seus doutoramentos, e depois deles, produzam de facto conhecimento novo que seja significativamente relevante e coloque a UMinho cada vez mais entre as melhores universidades”. Ressalvando ainda que, em qualquer dos ciclos de estudos “deverá haver rigor e exigência por parte de todos os intervenientes, em estreita articulação entre ensino e investigação”.

Asseverando a sua total confiança na professora e investigadora do IE, o reitor Rui Vieira de Castro disse estar certo de que “dará um contributo valiosíssimo” para a concretização de um programa de grande relevância para a UMinho.
Reafirmando a prioridade estratégica de uma “educação superior de elevada qualidade” e reconhecendo a “centralidade que a Educação tem na missão da Universidade”, Rui Vieira de Castro diz ser “estratégico explorar novas ofertas formativas, aprofundar a qualidade da formação doutoral e reforçar o projeto de educação à distância”. Objetivos que terão concretização depois, na criação de novos cursos conferentes de grau, na racionalização da oferta educativa, na elaboração de um quadro de referência para a formação doutoral, na expansão do programa de ensino à distancia, no lançamento de um programa de cursos breves de nível superior, orientados para o desenvolvimento de competências profissionais avançadas. “São estas algumas das orientações que irão subordinar a atuação da vice-reitora para a Educação”, disse.

Para além destas e, entre muitas outras, Laurinda Leite será a coordenadora de um importante órgão da Universidade, a Comissão Pedagógica do Senado Académico, a quem estão atribuídas tarefas tão importantes como a análise, diagnóstico e prospetiva da oferta educativa da Universidade, a análise dos processos e resultados de avaliação dos projetos de ensino e a análise dos programas de promoção da qualidade do ensino ministrado. “Tarefas realizadas num quadro que se encontra em permanente e acelerada mutação”, transmitiu o reitor.


Texto: Ana Marques
Fotografia: Nuno Gonçalves

Arquivo de 2018