Situado no Campus da Universidade do Minho em Azurém, o CCG dedica-se à investigação e desenvolvimento nas áreas de computação gráfica, TIC e eletrónica. Ao longos dos seus 25 anos de existência, o centro já recebeu diversos prémios e galardões, dos quais se destacam o Prémio Descartes I.I. (Europa) e o Laval Virtual (França). Nos seus primeiros anos de atividade, o CCG foi responsável pela criação do site para a Expo 98, bem como para o Jornal de Noticias, o primeiro jornal em Portugal a ter um site!
Para celebrar esta data tão especial, foram diversas as individualidades que fizeram questão de marcar presença no aniversário, como foram os casos do Ministro Manuel Heitor, do Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança e do Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.
Na sua intervenção, Manuel Heitor destacou o papel “pioneiro” que este centro teve no panorama nacional, bem como a “excelência do seu trabalho”.
A excelência parece ter a sua continuidade assegurada, como se pode comprovar pelas palavras do Professor Luís Amaral, Presidente do Conselho de Administração do CCG. Segundo o mesmo, e ao longo dos próximos três anos, vão ser investidos 3,5 milhões de euros, o que levará ao desenvolvimento de diversos projetos de investigação, bem como ao aumento do seu quadro de colaboradores (de 65 para 86).
Durante a cerimónia decorreu ainda a entrega dos “Prémios Inovação 2018”, bem como uma demonstração “musical à distância”. Nesta, os movimentos do maestro presentes na sala eram lidos por uma série de camaras, criando um avatar que conduziu um grupo de músicos que estava noutra sala do edifício.
Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves