Campanha Braval
Academia, 19.11.2018 às 10:44
Campanha de Recolha de Brinquedos da UMinho integra atividades da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
A Campanha de Recolha de Brinquedos da Universidade do Minho foi selecionada para integrar o grupo de atividades da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR) que tem  lugar entre os dias 17 e 25 de novembro, sob o mote “Tempo de Desintoxicar”. As atividades desenvolvidas estão, essencialmente, focadas nos “3Rs”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

O repto foi lançado aos Serviços de Acção Social pela Braval, coordenadora geográfica da SEPR, que decidiram unir-se à iniciativa com a Campanha de Recolha de Brinquedos "OFERECE e faz uma criança feliz!".

O principal objetivo da SEPR é sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular para a prevenção, mas também na promoção de boas práticas, objetivo no qual se enquadra a Campanha de Recolha de Brinquedos que dará um novo destino aos brinquedos arrecadados.

Para além da elevada componente social, esta é uma campanha com um forte impacto no ambiente, promovendo o upcycling e valorização de objetos que, de outra forma, não teriam qualquer uso.

A Campanha que conta com a cooperação da Associação Académica da Universidade do Minho, com o apoio do Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho e o SalusLive - Centro Terapêutico, tem como marca inclusiva o trabalho de adaptação de brinquedos levado a cabo por estudantes de Engenharia Eletrónica, sendo estes, posteriormente, entregues a instituições que trabalham com crianças com necessidades especiais.

Recorde-se que a campanha teve início no passado dia 5 de novembro e estende-se até ao próximo dia 10 de dezembro. O objetivo passa por sensibilizar a comunidade para a doação de brinquedos levando a magia do Natal a crianças carenciadas e a crianças com necessidades especiais.

A novidade deste ano foi o estabelecimento de diversas parcerias com outras instituições da região no sentido de aumentar os pontos de recolha e potenciar o alcance da mesma.
Em Braga, para além do Complexo Desportivo de Gualtar, os brinquedos podem ser entregues no hall de entrada do Complexo Pedagógico 2, na Universidade do Minho, no bar do Edifício dos Congregados, no centro da cidade, nas Residências Universitárias de Santa Tecla e Carlos Lloyd Braga, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e no Agrupamento de Escolas Sá de Miranda.
Por sua vez, em Guimarães, os brinquedos podem ser entregues no Complexo Desportivo de Azurém, no Bar Engenharia I na Universidade do Minho, no Centro de Ciência Viva no Campus de Couros, nas Residências Universitárias de Azurém e Combatentes, na Sociedade Martins Sarmento, no Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda e na Escola Secundária de Caldas das Taipas.

No decorrer da campanha, outras instituições da região, como a Creche Arco Íris (Monção), a Clínica MIM (Guimarães), a empresa Groupe Leader, a Associação de Pais da Escola da Garapôa (Braga), a  EB1/JI da Póvoa de Lanhoso e o Agrupamento de Escolas Montelongo (Fafe) aderiram à iniciativa, reforçando o sucesso da iniciativa de alargamento dos pontos de recolha.

Contactos
Diogo Arezes - 968 198 356, 253 601 455, diogoarezes@sas.uminho.pt

Fonte: Redação

Arquivo de 2018