Localmente, a Pastoral Universitária oferece quatro propostas para fazer a diferença em prole do bem comum:
• Mais Horizonte: projeto que pretende motivar os universitários a acompanhar crianças e adolescentes do ensino básico com insucesso escolar, a desenvolver competências e motivação para um futuro melhor;
• Casa de Saúde do Bom Jesus: voluntariado que incide em ações de apoio e acompanhamento de mulheres portadoras de doença mental;
• Projeto Homem: voluntariado que pretende levar os universitários a apoiar jovens com dependências;
• Instituto Monsenhor Airosa: os voluntários estarão em contacto com um setor da população cada vez mais fragilizado, a terceira idade, com a qual poderão partilhar experiências de vida.
A sessão de apresentação destes projetos encontra-se agendada para o dia 22 de outubro, às 19h30, no Centro Pastoral Universitário. Os interessados podem efetuar a sua inscrição em www.pastoral-universitaria.org.
Já além-fronteiras, a proposta da instituição é o Projeto Sementes, uma ação de voluntariado internacional que decorre em países de expressão portuguesa em vias de desenvolvimento, que conta já com a sua 6ª edição. Os universitários são convidados a viver durante os meses de verão uma experiência de missão, num verdadeiro espírito de entrega com a comunidade que os acolhe.
As inscrições decorrem até ao dia 22 de outubro em www.missaoafrica.org. Contudo, quem quiser conhecer melhor o Projeto, pode participar numa das sessões de apresentação preparadas em algumas Escolas da UMinho (Campus de Braga e Gualtar).
Estes são os projetos onde os estudantes universitários ou recém-licenciados podem fazer a diferença, promovendo assim a solidariedade entre gerações e uma maior consciência dos problemas sociais vigentes. Para mais informações contactar-nos em: pastoral.universitaria@arquidiocese-braga.pt.
Fonte: PUB