Workshop CTAC 2018
Academia, 24.10.2018 às 09:29
Sustentabilidade das cidades e dos territórios em debate na UMinho
O Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC) da Universidade do Minho realizou esta sexta-feira, dia 19, no auditório nobre da Escola de Engenharia (EEUM), no campus de Azurém, em Guimarães, o workshop “Cidades e Territórios - Desafios e Oportunidades”.

Esta iniciativa contou com a presença do reitor Rui Vieira de Castro, do presidente da Escola de Engenharia, João Monteiro, do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Carvalhido. Participaram ainda representantes de empresas e outras entidades convidadas, nomeadamente da Ascendi, da Águas de Portugal, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção/Cluster AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção, além dos grupos DST, Casais e Elevo Portugal.

Foram auscultados os interesses, as ambições e as preocupações de alguns dos parceiros estratégicos do CTAC e debatidas ideias que possam abrir caminho para possíveis linhas de pesquisa, identificando oportunidades de investigação e desenvolvimento de interesse mútuo, principalmente em temas relacionados com a sustentabilidade socioeconómica e ambiental das cidades e dos territórios. Do programa destacou-se a assinatura de protocolos de colaboração com o município de Viana do Castelo, para a execução do projeto “Assinatura Ambiental da Cidade: Avaliação Integrada de Infraestruturas e Sistemas Urbanos”, com o grupo Casais, relativamente ao desenvolvimento e à aplicação prática de modelos e protótipos construtivos com requisitos especiais de sustentabilidade, reutilização e estandardização, e, por fim, com a empresa Elevo, para a realização de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação no domínio dos pavimentos rodoviários.

Futuro Laboratório de Inovação Urbana conta com apoio do CTAC

Foi ainda anunciada a criação do Laboratório de Inovação Urbana, um projeto da autarquia de Braga que tem o CTAC como principal parceiro estratégico. Esta nova estrutura vai contar com a participação de várias entidades, com o objetivo de desenvolver, validar e testar soluções inovadoras que promovam a qualidade de vida do cidadão, incluindo no domínio das novas tecnologias e dos serviços nas áreas da eficiência energética, eficiência hídrica, mobilidade e ações de cidadania.

Fonte: GCII

Arquivo de 2018