0J9A1354_edited
Academia, 16.10.2018 às 16:49
SASUM ampliam oferta de alojamento para estudantes universitários
Protocolo estabelecido esta terça-feira permite o alojamento de mais 22 universitários no Hostel Oficinas de São José, em Guimarães. Apesar disso, os SASUM ainda têm em lista de espera mais de uma centena de estudantes, entre os quais metade são bolseiros.

Trabalho concertado entre instituições visa resolver a escassez da falta de alojamento para estudantes universitários. Esta terça-feira, 16 de outubro, foi celebrado um protocolo entre os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) e o Centro Juvenil de São José (CJSJ) que permite o alojamento de 22 estudantes no Hostel Oficinas de São José, em Guimarães.


Este protocolo resulta do projeto lançado pelo Município designado por “Guimarães Anfitriã”, em parceria com a Universidade do Minho, para combater a escassez de alojamento para os estudantes universitários deslocados e que escolheram a Cidade Berço para a sua formação académica.


Adelina Pinto destacou o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal nesta matéria, informando que o Município e a Universidade do Minho estão a encontrar outras soluções como será a requalificação da antiga Escola de Santa Luzia, aproveitando uma linha de financiamento que será aberta pelo governo. Neste âmbito, a autarquia pondera ainda outras soluções como a possibilidade de instalação de uma nova residência no Monte do Cavalinho, caso o município adquira estes terrenos e se a Universidade encontrar linhas de financiamento.


“Reconhecemos que há um trabalho a ser feito por forma a dar condições e ter cada vez mais estudantes em Guimarães a frequentar a Universidade”, salientou a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Adelina Pinto destacou o trabalho das instituições e frisou que “a oferta deve igualmente ser promovida pelo setor privado” a fim de dar uma resposta a esta necessidade. Nesse sentido, foi lançado o programa “Guimarães Anfitriã” a fim de completar o registo de casas e/ou quartos pertencentes a privados e que se destinam a alojamento de estudantes da Universidade do Minho. Esse registo pode ser feito no site do Município (https://www.cm-guimaraes.pt/p/guimaraes_anfitria) ou presencialmente no Balcão Único de Atendimento, na Câmara Municipal de Guimarães.


Em Guimarães, a Universidade do Minho apresentou o registo de 366 alunos bolseiros alojados nas Residências Universitárias e, após a atribuição de 22 camas na sequência do protocolo celebrado esta terça-feira, mantém em lista de espera para alojamento um total de 106 estudantes (metade dos quais alunos bolseiros), revelou António Paisana, administrador dos SASUM.  O protocolo vigorará por nove meses, com perspetiva de renovação no próximo ano letivo.


O Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, destacou o “compromisso de todos” na resolução do problema que é a escassez de alojamento para universitários, alertando que “o Estado deve ter uma consciência acrescida deste problema e perceber que deve, também, trabalhar numa resposta”. O Reitor apontou ainda que o protocolo celebrado em Guimarães, com o Centro Juvenil de São José, “deve servir de exemplo” na forma como as instituições conseguem encontrar respostas quando trabalham em conjunto para a solução de um problema.


Em representação do CJSJ, Fernando Xavier, salientou o empenho da instituição no acolhimento dos novos residentes, explicando que o Hostel criado teve como finalidade preencher os quartos vazios, uma vez que o Centro Juvenil de São José acolhe atualmente pouco mais de duas dezenas de crianças e já chegou a ter mais de uma centena.  Espera-se que este protocolo seja o primeiro de muitos outros que podem ser celebrados com instituições similares.

Fonte: Município de Guimarães Comunicação

Arquivo de 2018