Com duração prevista de um ano, a Organização prevê a obtenção da certificação ainda no presente ano letivo, tornando-se, assim, nos primeiros Serviços de Acção Social do país a obter tal distinção.
O objetivo passa por proporcionar aos SASUM um conjunto de ferramentas e processos que, em equilíbrio com as necessidades socioeconómicas, possam dar uma resposta mais eficiente às alterações das condições ambientais verificadas nas últimas décadas.
A implementação deste sistema possibilitará à gestão, ter acesso a todo um conjunto de informação que permitirá a construção e definição de planos de curto, médio e longo prazo que visem contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Esta norma da International Organization for Standardization estabelece os requisitos para um sistema de gestão ambiental eficiente e sustentável de toda a Organização, sendo uma das normas mais usadas em todo o mundo.
Este é, como tal, um processo de enorme relevância e que vem reforçar as preocupações que os SASUM têm vindo a demonstrar para com o ambiente e meio envolvente, procurando adotar comportamentos e ações mais sustentáveis que promovam a qualidade de vida de toda a comunidade académica.
Fonte: SASUM