Reitoria (76)
Academia, 30.08.2018 às 15:55
UMinho participa na Noite Branca Braga 2018
A Universidade do Minho vai associar-se à sétima edição da Noite Branca de Braga, que propõe uma diversificada oferta artística e cultural nos dias 31 de agosto e 1 e 2 de setembro em vários espaços da cidade.

O Largo do Paço receberá duas instalações de artistas internacionais. No exterior será colocada a escultura interativa “Control No Control”, da autoria de Daniel Iregui, um “cubo” com três metros de altura que desafia o uso das mãos e do corpo para produzir composições áudio-gráficas. Já o Salão Medieval acolherá a obra “Aeter”, do artista Christian Skjodt, que se constitui como um “estudo” de eletromagnetismo, transformando os fenómenos num ambiente sónico imersivo. A peça estará constantemente a mudar, ao criar uma complexa rede interconectada entre o ambiente, a tecnologia e o visitante.
 
O Museu Nogueira da Silva prolonga o horário no dia 31 até às 22h00 e a 1 de setembro das 14h00 às 24h00, permitindo a entrada livre, num percurso limitado, pelos jardins, pelo acervo e pelas exposições, como "Desbolso", do artista Paulo Oliveira, que estreia no dia 31, às 18h30, na “galeria da Universidade”. Esta unidade cultural vai ainda acolher a performance/laboratório "Ope[n]ra. Precisas de falar?" (dia 31 às 18h00 e 21h00, dia 1 às 17h00). No dia 1, mas no Mosteiro de Tibães, a professora e diretora adjunta do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho, Micaela Ramon, apresenta às 21h30 a vida e obra do Padre António Vieira na leitura encenada do sermão “Si Vis, Potes”. Ao longo dos três dias está também prevista a exibição de curtas-metragens dos alunos de Ciências da Comunicação na Casa dos Crivos, incluindo obras nas categorias de documentário, ficção/experimental, promocional e animação.
 
A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva acolherá nove atividades nesta Noite Branca: a exposição "Fotopoesia", com fotos de Daniel Camacho e textos de Maria Noronha, a instalação artística "Segmento de Luz", de Cândida Pedras; o workshop "Do branco ao preto: nuances sensitivas e emocionais em torno das palavras", por Sandra Rodrigues (dia 31, 10h00); a oficina de escrita "Poesia de parede", incluindo a observação de escritos em edifícios da cidade (dia 31, 14h30); a oficina infantil "Desenhar com luz", por Daniel Camacho (dia 1, 10h00); a sessão para pais e bebés “O Coelhinho Branco e a Formiga Rabiga” (dia 1, 10h30); a dança inclusiva "NEE’d for Dance in White", valorizando a expressão corporal de pessoas com necessidades especiais (dia 1, 15h30); a atuação "Movimento e luz", pela Academia de Rope Skipping de Braga (dia 1, 16h00); e ainda a bioaventura "Mimetismo animal", surpreendendo as crianças com criaturas luminosas (dia 2, às 10h00, 10h45 e 11h30).
 
Programa geral aqui.
 
Mais informações: noitebrancabraga.com, facebook.com/braganoitebranca

Fonte: GCII

Arquivo de 2018