Na sessão de abertura, a Pró-reitora para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica da Universidade do Minho (UMInho) destacou a importância das universidades ao adotarem medidas inovadoras para promover o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. “Este ano tivemos um recorde que ultrapassou a expectativa com cerca de 300 participantes inscritos e 136 comunicações orais e 55 comunicações por póster, além da participação dos docentes estrangeiros”, acrescentou. Miguel Bandeira, vereador da Câmara Municipal de Braga, aproveitou a cerimônia para relembrar a articulação criada mais recentemente entre a Câmara, a UMinho, a Universidade do Porto e a Universidade de Coimbra, com o intuito de desenvolver ações de cooperação que permitirão alargar o conceito das práticas pedagógicas ao nível de uma diversificação dos contextos de aprendizagem, não só diretamente relacionados com a orientação para o mercado de trabalho, mas também, com uma formação integral dos estudantes.
O evento serviu para ressaltar o papel absolutamente central da educação e das universidades, que devem assegurar um ensino voltado para qualidade, orientada para os diferentes públicos que contribuam para histórias de vida profissional e pessoal bem-sucedidas. “Na Universidade do Minho sentimo-nos hoje confrontados com a necessidade de promover uma oferta educativa ampla e diversa nos seus níveis, nos seus objetivos, nas suas prioridades e no seu público alvo, o que nos desafia em contínuo em equacionar o resultado de formação dos docentes, o resultado de aprendizagem que fixamos e a metodologia pedagógica que adotamos”, ressaltou o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, também presente na abertura do evento, citou a questão transversal da pedagogia e a importância de criar vários pontos de prática pedagógica também a nível secundário. “Não queremos continuar a ter um em cada três jovens a entrar no ensino superior. Precisamos de criar no ensino superior um espaço de acolhimento muito maior do que acontece hoje em dia e para isso é preciso criar cenários mais inclusivos”.
O seminário seguiu com workshops, mesa redonda e as palestras plenárias a cargo do professor António Nóvoa, da Universidade de Lisboa, com o tema “Pedagogia universitária: E agora?”, que abordou as novas dinâmicas culturais e científicas do ensino superior, e do professor Peter Felten, da Elon University (EUA), com o tema “The undergraduate experience: What matters most for student success?”, que tratou os seis fatores de importância para o sucesso dos estudantes: aprendizagem, relacionamento, expectativas, alinhamento, aperfeiçoamento e liderança.
O CNaPPES 2018 contou com o apoio institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.
Texto: Priscila
Fotografia: Nuno Gonçalves