Maria Fernanda Rollo (2)
Academia, 11.07.2018 às 10:00
Secretária de Estado do Ensino Superior abre congresso na UMinho
UMinho
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, abre o Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNAPPES), que decorre esta quinta e sexta-feira, dias 12 e 13, na Universidade do Minho, em Braga. Esta quinta edição, a maior de sempre, vai juntar cerca de 300 docentes dos mais dos mais diversos domínios científicos para partilhar e discutir inovações e práticas de ensino-aprendizagem nas universidades e nos politécnicos do país.

A sessão de abertura é na quinta-feira, às 14h00, no auditório A1 do campus de Gualtar, com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do vereador da Câmara Municipal de Braga, Miguel Bandeira, além de Maria Fernanda Rollo. Segue-se a palestra “Pedagogia universitária: E agora?”, a cargo de António Nóvoa, professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, da qual foi reitor entre 2006 e 2013.  

No dia seguinte, destaca-se a partir das 9h00 a sessão plenária “The undergraduate experience: What matters most for student success?”, por Peter Felten, diretor do Center for Engaged Learning da Universidade de Elon, na Carolina do Norte (EUA). O perito norte-americano vai focar-se nos seis fatores que identificou como sendo os mais relevantes para o sucesso dos estudantes universitários, como a aprendizagem, as relações desenvolvidas, as expetativas geradas, a melhoria, a liderança e o posicionamento.

De tarde, das 15h30 às 17h00, realiza-se uma mesa redonda “Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem”, cujo principal objetivo é apresentar estratégias de apoio à docência em diferentes instituições, evidenciando linhas de ação, ganhos e desafios, no quadro de políticas (trans)nacionais e institucionais relativas à qualidade do ensino. Esta sessão reúne, no auditório B1, Linda Veiga, pró-reitora da UMinho para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Fernando Remião, pró-reitor da Universidade do Porto para a Inovação Pedagógica e Desporto, Isabel Alves, pró-reitora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para a Área da Qualidade, além de Patrícia Pinto, coordenadora do Gabinete de Desenvolvimento Profissional dos Docentes da Universidade Nova de Lisboa, Susana Gonçalves, diretora do Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior da Instituto Politécnico de Coimbra, Isabel Gonçalves, diretora do Núcleo de Desenvolvimento Académico da Universidade de Lisboa, e Rita Cadima, vice-presidente do Instituto Politécnico de Leiria.
 
O Congresso inclui ainda a apresentação de cerca de 200 comunicações orais e por póster dedicadas ao desenvolvimento curricular e inovação institucional, ao uso de tecnologias na sala de aula, a experiências de ensino-aprendizagem em disciplinas específicas e outros projetos, ao aperfeiçoamento de competências transversais, modelos pedagógicos e de avaliação, formação de professores e investigação em práticas pedagógicas, entre outros temas. Estão também previstos workshops sobre como ensinar turmas grandes, a adoção de metodologias de coaching na orientação de dissertações de 2º e 3º ciclos, a gestão de trabalhos de grupo, o projeto “Tutorias por pares e mentorias UMinho”, o programa Ludus e a implementação de processos de aprendizagem baseada em projetos. O CNAPPES conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Há mais informações disponíveis em http://cnappes.org.

Fonte: GCII

Arquivo de 2018