Empower
Academia, 15.05.2018
Palestras, Debates e Workshops marcaram o EMPOWER Minho 2.0
UMinho
Os dias 7, 8 e 9 de maio ficaram marcados pela 2ª edição do EMPOWER Minho, uma iniciativa da Young Minho Enterprise (YME) que em conjunto com vários núcleos da Universidade do Minho pretendem promover a interação entre os estudantes da UMinho, empresas e profissionais das mais diversas áreas.

O evento articulou conhecimentos teóricos com uma vertente prática e dinâmica, de modo que cada dia contou com uma temática diferente. Hélder Ferreira, presidente da YME, explicou que a ideia de criar o EMPOWER Minho surgiu ainda em 2017 para dinamizar um evento que envolvesse toda a comunidade académica, não se restringindo a um curso ou a um grupo de cursos em particular.

Para esta 2ª edição foi necessário ajustar a estrutura do programa em três dias, com um foco diferente. O primeiro dia foi dedicado a temas da atualidade, com os debates: Jovens na Política: ser ou não ser um jovem politicamente ativo; Entraves à internacionalização; Comunicação na Era da Rede; e a palestra: Business Intelligence e Marketing: como se interligam? Já o segundo dia promoveu os workshops: Empower to LinkedIn, com Pedro Caramez, autor do livro "Como Ter sucesso no LinkedIn" e Sell Your Best Self: prepara a tua entrada no mercado de trabalho. O último dia foi dedicado ao mercado de trabalho e aos estudantes, dando a oportunidade às empresas e aos alunos de se conhecerem mutuamente. "O objetivo do 3º dia foi proporcionar uma oportunidade de ligação entre o mundo académico e o mundo empresarial, em que as empresas apostam na sua própria divulgação dentro a Universidade e os alunos têm a oportunidade de conhecer e interagir com profissionais das mais diversas áreas, explicou Hélder Ferreira.

Nuno Fernandes, aluno da licenciatura em Administração Pública, que assistiu a algumas das sessões, defende que o evento "possibilita-nos, a nós estudantes, ampliarmos os nossos conhecimentos sobre o mercado de trabalho, criando oportunidades importantes entre nós e as empresas". O presidente da YME ressaltou que a adesão, quer por parte dos alunos, quer por parte dos oradores, formadores e empresas, foi bastante positiva, o que se deve à própria estrutura do EMPOWER Minho 2.0, assim como à pertinência e transversalidade das temáticas abordadas nas palestras e nos workshops. Para além disso, tendo em conta a necessidade de proporcionar aos estudantes uma experiência de proximidade com o mercado de trabalho, o sucesso do evento está ainda ligado à realização de FACE2FACE interviews, nas quais os participantes tiveram a oportunidade de se comunicar com profissionais de diversas áreas de negócio, contando com a presença de várias empresas de renome, tais como a EY Careers, a Deloitte, a KPMG e a PwC.

Texto e Fotografia: Priscila Rosossi

Arquivo de 2018