Aniversario Educação
Academia, 23.05.2018
Instituto de Educação da UMinho celebrou o seu 43º aniversário
O Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho celebrou o seu 43º aniversário no passado dia 21 maio, um dia repleto de atividades, contando a cerimónia solene com a intervenção do presidente do Instituto que assinalou a captação de novos públicos como uma das principais estratégias.

Ao longo do dia, a comemoração contou com atividades culturais, assinalando também o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Às 15h00 realizou-se um mini-recital com um duo de violino e harpa, por Hugo Brito e Erica Versace, respetivamente. Às 15h30 foi inaugurada, no átrio do IE, a exposição “Vê, Olha e Clica!” com a coordenação de Ana Paula Loução.     

Por voltas das 17h15 o presidente do IE, José Augusto Pacheco, abriu a sessão solene apresentando o especialista em políticas educativas, Prof. Alberto Melo, também presidente da Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente e professor na Universidade do Algarve, o qual proferiu a conferência subordinada ao tema “Atribulações da Educação de Adultos em Portugal”. Na sequência, seguiu-se a entrega do Prémio Almedina à estudante Tânia Pereira e dos galardões do concurso de fotografia “Vê, Olha e Clica!”, a Ana Lúcia Siqueira di Blasi, que levou o terceiro lugar, Patrícia Andreia C. Magalhães, em segundo e Elisabete Passos Barros, que ficou em primeiro.

José Augusto Pacheco aproveitou a ocasião para apresentar o que foi feito durante este último ano e lançar alguns desafios para os nove meses que ainda restam do seu mandato. Estrategicamente, o IE ambiciona a captação de novos públicos, não só oriundos de países de língua oficial portuguesa, mas também de outras instituições de ensino superior. Desse modo, a internacionalização tem ocorrido a três níveis: micro (alunos estrangeiros que frequentam cursos não conferentes de grau), meso (estudantes integrados em programas de intercâmbio internacional) e nível macro (estudantes em mobilidade integrados em ciclos de estudos). “Será preciso consolidar os cursos de licenciatura, reestruturar os cursos de mestrado e ajustar o doutoramento para estudantes a nível internacional”, complementou o Presidente do IE.   

Para Ana Rita Ribeiro, vice-presidente do núcleo de estudantes de educação da UMinho e representante dos Estudantes do IE na sessão, celebrar a história e a memória deste Instituto de Educação é por si só um ato de cidadania. De reafirmação da essência de seus valores e de renovação do compromisso assumido. "É com orgulho que acredito que o Instituto continuará a desenvolver o seu trabalho de forma ímpar, com ousadia, criatividade, postura crítica, autenticidade, referência, solidariedade e respeito em prol dos seus estudantes” disse.

Em representação do reitor da UMinho, esteve a vice-reitora, Margarida Casal que felicitou o Instituto pelo seu aniversário, transmitindo palavras de apreço sobre o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo IE.

Texto: Priscila Rosossi

Fotografia: Nuno Gonçalves

Arquivo de 2018