O Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, acolhe esta quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, o congresso internacional "A Europa como espaço de diálogo intercultural e mediação". A organização é do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da UMinho, do Alto Comissariado para as Migrações, da Rede de Ensino Superior de Mediação Intercultural, do projeto CReE.A - Criação de um Espaço Europeu para a Mediação da Inclusão Social e da Câmara Municipal de Braga.
O evento abre às 9h30 com a conferência "Comunicação intercultural e mediação nas sociedades contemporâneas", dando voz à representante do Alto Comissariado dos Direitos Humanos na Europa, Brigit van Hout, ao alto comissário para as Migrações em Portugal, Pedro Calado, à vice-reitora da UMinho para a Cultura e Sociedade, Manuela Martins, ao presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, entre outros oradores. Segue-se a palestra "Mediação social: uma questão política europeia?", proferida por Hibat Tabib, presidente do projeto CreE.A, que reúne peritos de França, Bélgica, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Espanha e Portugal.
No início da tarde, o investigador Gian Turchi, da Universidade de Pádua (Itália), aborda o tema "Cultura e Mediação: das diferenças divergentes à convergência da diversidade", e a partir das 17h15 decorre a mesa-redonda "Rede Europeia de Municípios Interculturais", com Roberto Reis (município de Santa Maria da Feira), Eugénia Coelho (município de Loures), Daniel Pereira e Fernando Ferreira (município de Braga), além do britânico Paul Chapman. Na sexta-feira, depois de serem explorados alguns projetos de diálogo multicultural e práticas profissionais de mediação, destaca-se a conferência ''A crise dos Refugiados na Europa. Entre a totalidade e o infinito'', que é apresentada às 16h15 por Moisés Lemos Martins, diretor do CECS.
Deputada Laura Magalhães no fecho do evento
O programa encerra pelas 17h15 com a palestra ''Desafios sociais e políticas públicas: a mediação como direito universal'', com Laura Magalhães, membro da comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, José Augusto Pacheco, presidente do Instituto de Educação da UMinho, Ana Maria Silva, coordenadora da comissão organizadora do evento, bem como Hibat Tabib e Moisés Lemos Martins. Este Congresso pretende ser um espaço de debate interdisciplinar sobre desafios contemporâneos da sociedade, abordando temas como as migrações, a diversidade e a comunicação intercultural, com vista a aprofundar a construção de comunidades mais acolhedoras, inclusivas e pacíficas.
Mais informações sobre o evento disponíveis em www.lasics.uminho.pt/congressodim.
Fonte: GCII